Servidor Municipal de Pelotas recebe prêmio nacional

Leandro Thurow foi um dos ganhadores do prêmio Espírito Público 2019, na categoria Gente, Gestão e Finanças

Na segunda-feira (28), Dia do Funcionário Público, o servidor da Secretaria de Saúde (SMS), Leandro Thurow, 35 anos, recebeu o Prêmio Espírito Público 2019, focado em reconhecer servidores públicos com uma trajetória de contribuições relevantes para suas comunidades e o Brasil. Concursado da Prefeitura desde 2009, Thurow foi o destaque na categoria Gente, Gestão e Finanças, que também premiou outros dois servidores em nível nacional. O prêmio é um reconhecimento por ter idealizado o Projeto Mão de Obra Prisional no SUS, que emprega apenados na recuperação de prédios públicos, experiência reconhecida pela sua economicidade e combate à discriminação.

Leandro Thurow

Enquanto recebia o prêmio, ele contou um pouco da sua trajetória, explicando que havia começado como cirurgião dentista, restaurando dentes, e com o tempo foi vendo a importância de restaurar pessoas. Foi quando ele se envolveu na questão prisional.

“Precisávamos resolver uma dificuldade do município, que não tinha recursos para reformar as unidades de saúde e percebemos que utilizando a mão de obra prisional, além de beneficiar a comunidade, também dávamos uma nova chance aos apenados, contribuindo para a sua reinserção social”, afirmou Thurow.
O profissional falou ainda sobre a criação da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Pelotas, projeto do Pacto Pelotas pela Paz coordenado por ele, que ganhará um Centro de Reintegração Social (CRS) – sede da Apac -, com capacidade final para 200 recuperandos.

Thurow foi incentivado pela ex-secretária de Saúde de Pelotas, Ana Costa, a participar do prêmio. “Se não fosse ela dizer que o projeto tinha um grande potencial, eu não teria inscrito e não poderia trazer esse reconhecimento para Pelotas e toda a equipe da saúde, que acredita e se dedica ao MOP.”

A cerimônia ocorreu no Unibes Cultural, em São Paulo, e homenageou 18 profissionais públicos escolhidos dentre mais de mil inscritos. Antes do evento desta segunda, os vencedores participaram de um curso de imersão na Hertie School of Governance, em Berlim, na Alemanha. Eles também receberam prêmio no valor de R$ 10 mil.

Trajetória

Cirurgião-dentista, especialista em Saúde Pública e mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Thurow foi coordenador municipal de saúde bucal, atuando na criação de dois Centros de Especialidades Odontológicas e Serviços de Próteses Dentárias, além de idealizar o projeto Mão de Obra Prisional (MOP) no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o fim de setembro, ocupou o cargo de secretário interino de Saúde de Pelotas, passando a diretor executivo da SMS, além de presidente da Apac de Pelotas.

O MOP

O projeto Mão de Obra Prisional no SUS faz parte do Pacto Pelotas pela Paz e emprega apenados na recuperação de prédios públicos, experiência reconhecida pela sua economicidade e por contribuir na reinserção dos egressos do sistema prisional. A iniciativa também foi adotada por outras secretarias da Administração Pública, tendo em vista o sucesso alcançado na saúde. Hoje, além da SMS, as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Assistência Social (SAS) e de Educação e Desporto (Smed) utilizam o MOP.

O Prêmio

O Prêmio Espírito Público é realizado pela Aliança – coalizão entre as fundações Lemann e Brava, e os institutos Humanize e República – junto à Agenda Brasil do Futuro. A ideia é reconhecer e compartilhar as trajetórias de profissionais que atuam no setor público brasileiro.

Sair da versão mobile