A agroindústria familiar Porão do Vale, propriedade de Vitório e Ivone Somensi, inaugurou seu espaço nesta quinta-feira, 7, na Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos. O estabelecimento é a segunda agroindústria do município apta a produzir e comercializar o Vinho Colonial em feiras, cooperativas ou na própria propriedade.
Representando a família, a filha de Vitório, Mônica Somensi deu as boas-vindas aos presentes. “É um orgulho pra gente poder participar desse momento. Queremos agradecer primeiro a Deus, a família, e a Emater e a Prefeitura por todo o incentivo e apoio. Tanto incentivo que abrimos outra agroindústria de massas. Além dos vinhos, temos essa outra opção no Selo Sabor de Bento, também bastante apoiado pela Prefeitura. Agradecemos a cada um de vocês, são todos especiais. É tudo muito simples, mas é feito com muito trabalho e com o coração”.
Em abril deste ano, a agroindústria foi certificada com o Selo Sabor de Bento, que tem por finalidade agregar valores aos produtos da agroindústria e estimular o consumo, viabilizando a ampliação de mercado e a competitividade, por meio da certificação de qualidade.
O projeto que regulamenta a produção de vinhos artesanais no país foi aprovado pela Câmara dos Deputados ainda em 2015. Bento Gonçalves integrou o projeto piloto para busca do registro, organizado pelo Ibravin, Emater-RS/Ascar, Embrapa Uva e Vinho, Seapi/RS e Mapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e apoio da Prefeitura.
O vice-prefeito Aido José Bertuol destacou a importância das agroindústrias no cenário bento-gonçalvense. “Me sinto muito feliz de estar aqui hoje. Bento Gonçalves só é grande como é, por causa do nosso interior. Temos certeza que o futuro das agroindústrias é promissor, sendo uma alternativa de renda para as famílias, de permanência do jovem no interior e de atração de turistas. Na área da agricultura, nosso município está fazendo um excelente trabalho, principalmente com o Selo Sabor de Bento, que dá toda a assessoria na criação das agroindústrias. Parabéns a família Somensi”, pontuou.
Estiveram presentes, os vereadores Volnei Cristofoli e Sidinei da Silva, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, secretários municipais, diretores e coordenadores, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o fiscal agropecuário José Werlang, a coordenadora regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Lucimar Rodrigues, o chefe do escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompsson Didoné, padre Gilmar Marchesini, presidentes e representantes de entidades, e comunidade.