NegóciosNotícias

Apex-Brasil inaugura escritório em Jerusalém

O governo brasileiro abrirá, no dia 15 de dezembro, um escritório brasileiro em Jerusalém, Israel, para fortalecer a parceria com o país nos temas de inovação, tecnologia e investimentos. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é a responsável pela instalação do escritório, que funcionará nos moldes dos outros oito escritórios da Agência fora do Brasil.

A COO do escritório será a funcionária da Apex-Brasil Camila Meyer, selecionada para o posto por meio de um processo interno realizado dentre os técnicos do quadro da Agência. Camila comandará uma equipe composta por duas pessoas contratadas localmente. O escritório funcionará no edifício Jerusalém Gati Business Center.

Publicidade

Israel é reconhecido por ser um forte produtor de tecnologia e inovação. O país produz mais startups de tecnologia do que qualquer outro país do mundo, com exceção dos Estados Unidos. Assim, um dos pontos que será trabalhado pelo escritório da Apex-Brasil em Jerusalém é o fomento à novas parcerias tecnológicas e a atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o Brasil. Alguns setores que confirmam a proeminência israelita em tecnologia são as soluções voltadas ao agronegócio e ao uso de água e, ainda, avanços em cibersegurança para defesa de clientes, proteção de dados e aplicação militar.

A Apex-Brasil já vem desenvolvendo diversas ações para fomentar parcerias entre instituições e empresas brasileiras e israelenses. Uma delas é uma parceria com a sua contraparte no país – a Israel Trade – e a ABVCAP (Associação Brasileria de Private Equity & Venture Capital), que resultou no desenvolvimento do programa Scale Up Brasil.

O programa dedica-se a facilitar a instalação no Brasil de scale ups (pequenas e médias empresas inovadoras e de base tecnológica), colocando-as em contato com fornecedores confiáveis e auxiliando-as a identificar potenciais parceiros, clientes e investidores. A primeira edição do programa está andamento, beneficiando cinco empresas israelenses que estão entendendo o ambiente de inovação brasileiro e buscando parcerias para se estabelecer no país.

Publicidade

Em final de março deste ano, a Apex-Brasil organizou uma Missão Empresarial a Israel, por ocasião da visita do presidente Jair Bolsonaro ao país. A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) integraram a iniciativa e a Apex-Brasil auxiliou as instituições no agendamento de encontros com empresas e instituições locais. Como consequência, as duas instituições brasileiras firmaram acordo de cooperação com a Autoridade Israelense de Inovação (IIA) para co-investimentos em parcerias entre empresas brasileiras e israelenses. A Apex-Brasil tem atuado na iniciativa indicando empresas dos dois lados para a realização dos negócios.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar