O Executivo Municipal do Rio Grande mantém a expectativa pela aprovação do projeto de lei que garante crédito à Prefeitura contratar operação junto a Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Caixa Ilumina. A votação desse projeto ocorre, na próxima segunda-feira(20), em nova sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. No começo do ano, também em sessão extra, o Legislativo não apreciou a proposta.
O objetivo da Prefeitura com esse projeto, conforme justificou o prefeito Alexandre Lindenmeyer ao apresentar a proposta, no final do ano passado, é fazer com o que o município se utilize da tecnologia LED, para modernizar, ampliar e tornar mais eficiente a iluminação pública no Rio Grande. Nesta sexta-feira (17), a secretária de município do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira reforçou que, além de gerar economia para o município, a aprovação do projeto garantirá mais segurança, auxiliará na mobilidade urbana, na qualidade de vida da população e na iluminação oferecida em vias prioritárias, como o Trevo de acesso a Rio Grande e o entorno da futura UPA no bairro Junção”.
Darlene Pereira elencou, ainda, que a nova iluminação atenderá cerca de 250 ruas em Rio Grande, como no ABC X, que terá uma ampliação da rede, e a Junção, onde está sendo construído o Empreendimento Junção com mais de 1000 (mil) apartamentos e 156 casas. A secretária Darlene Pereira explica que a iluminação LED tem mais durabilidade que as atuais luminárias, de sódio.
Outra parte dessas luminárias atenderia o Trevo de acesso ao município, na chamada ‘cidade cívica’, no final da Roberto Socoowski, local do novo Fórum e outros prédios do Judiciário, incluindo a OAB seccional Rio Grande.
O projeto de lei prevê a substituição de cerca de 7.000 (sete mil) luminárias que utilizam lâmpadas com vapor de sódio, por outras com tecnologia LED.