Equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Novo Hamburgo começaram, na quarta-feira, 29, a visitar estabelecimentos como hospedagens, pousadas, hotéis e motéis para orientar sobre a recepção a pessoas que vêm de outros países, especialmente os que têm registro de casos do coronavírus. As equipes distribuem panfletos com as orientações em duas apresentações. “Um deles é para a direção do hotel, e o outro será para que os hotéis reproduzam e entreguem para cada cliente”, diz a gerente da Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila.
Gerente de um hotel no centro de Novo Hamburgo, Cristian Fensterseifer, elogiou a ação do município. “O problema apareceu há poucos dias e já temos uma mobilização assim, isso é ótimo. Importante para que todos procedam da mesma forma”, disse ele.
Da mesma forma, Mariana Schimidt, que gerencia um hotel que recebe estrangeiros com muita frequência, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Faz parte da nossa rotina trabalhar a prevenção com álcool gel, luvas e máscaras à disposição de clientes e de nossos funcionários. Mas a ação da Prefeitura é imprescindível neste cenário para reforçar essa postura”, disse Mariana.
Foi com ar de surpresa, mas satisfeito, que o gerente de uma pousada recebeu a equipe da Vigilância Sanitária. Depois de ouvir as orientações e receber o material, ele se disse aliviado em saber que há uma preocupação com o controle e prevenção ao vírus. “É bom saber como agir”, disse Jorge Barcellos.
Abaixo, as orientações que constam no material distribuído pela Prefeitura:
Para a rede hoteleira:
✔ Questionar cada hóspede se viajou para China, outros locais com casos confirmados e/ou se teve contato com secreções contaminadas ✔ Se a resposta for sim, realizar os seguintes passos:
- Oferecer ao cliente uma máscara cirúrgica, se ele apresentar: tosse, falta de ar, febre, coriza
- Orientar que ele deverá ficar isolado no quarto se apresentar os sintomas anteriores, até orientações da vigilância e indicação de serviço médico de referência
- Entrar em contato com a Vigilância em Saúde do Município pelo telefone: 30979412, horário comercial, ou pelo telefone: 99808-7987 nos demais horários
- Entrar em contato mesmo que o cliente não tenha sintomas, apenas para fins de informação da existência de uma pessoa proveniente da China sem sintomas, para podermos monitorar
✔ Os informativos para os hóspedes, entregues pela Vigilância, deverão ser reproduzidos e impressos, e entregues para cada hóspede já existente e cada novo hóspede
✔ Se existe paciente isolado em algum quarto, com suspeita de coronavírus:
✗ Entrar no quarto apenas se necessário
✗ O profissional da higienização deverá entrar munido de EPI: avental descartável, máscara N95, luvas de procedimento, óculos de proteção e sapato fechado
✗ As lixeiras do quarto desse cliente deverão ser de resíduos infectantes (saco branco) e, nesse caso, deverá ser contratado uma empresa para descarte desse lixo (empresas licenciadas no site da Fepam)
✗ Deverá ter uma lixeira na saída do quarto para descarte de EPI (saco branco)
✗ As roupas devem ser separadas para processamento em lavanderia específica para serviços de saúde. Devem ser armazenadas em sacos brancos
✗ A varrição do quarto deve ser com pano úmido. NÃO utilizar vassouras
✔ Orientar os funcionários a respeito de:
- Higienizar as mãos com água e sabão, seguindo os 5 momentos de higiene de mãos, conforme figura abaixo
- Sempre após contato com o hóspede, higienizar as mãos com álcool gel 70%
- O cliente com suspeita de coronavírus, deverá ficar dentro do seu quarto. Não pode circular pelas áreas em comum do hotel
- As refeições deverão ser entregues no quarto, o cliente não poderá descer para a área de alimentação
INFORMATIVO PARA HÓSPEDES
Como já circula em diversos meios de comunicação, um novo tipo de vírus, causador de sintomas respiratórios, está sendo motivo de preocupação na China e em diversos outros países. O coronavírus compõe uma grande família de vírus, conhecido desde a década de 1960. Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves. O Novo Coronavírus (2019-nCoV) foi identificado, pelas autoridades chinesas, em 07/01/2020, como o vírus causador de um tipo de pneumonia. O surto teve origem na cidade de Wuhan, na China. A transmissão é de pessoa pra pessoa, pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas.
- Sintomas: febre, tosse, falta de ar
- Período de incubação de 14 a 16 dias
- Você esteve na China nos últimos 16 dias?
- Se sim, teve algum contato com alguma pessoa com suspeita ou confirmação de síndrome respiratória por coronavírus?
- Se esteve na China nos últimos 16 dias e/ou se teve contato com alguém com suspeita, por favor, avise o hotel.
O que entendemos por contato: estar a aproximadamente 2 metros ou dentro da sala ou área de atendimento por um período prolongado. Inclui morar, cuidar, visitar ou compartilhar.
Como reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus?
- Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações