Hotéis de Novo Hamburgo recebem orientação sobre o coronavírus

Equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Novo Hamburgo começaram, na quarta-feira, 29, a visitar estabelecimentos como hospedagens, pousadas, hotéis e motéis para orientar sobre a recepção a pessoas que vêm de outros países, especialmente os que têm registro de casos do coronavírus. As equipes distribuem panfletos com as orientações em duas apresentações. “Um deles é para a direção do hotel, e o outro será para que os hotéis reproduzam e entreguem para cada cliente”, diz a gerente da Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila.

Gerente de um hotel no centro de Novo Hamburgo, Cristian Fensterseifer, elogiou a ação do município. “O problema apareceu há poucos dias e já temos uma mobilização assim, isso é ótimo. Importante para que todos procedam da mesma forma”, disse ele.

Da mesma forma, Mariana Schimidt, que gerencia um hotel que recebe estrangeiros com muita frequência, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Faz parte da nossa rotina trabalhar a prevenção com álcool gel, luvas e máscaras à disposição de clientes e de nossos funcionários. Mas a ação da Prefeitura é imprescindível neste cenário para reforçar essa postura”, disse Mariana.

Foi com ar de surpresa, mas satisfeito, que o gerente de uma pousada recebeu a equipe da Vigilância Sanitária. Depois de ouvir as orientações e receber o material, ele se disse aliviado em saber que há uma preocupação com o controle e prevenção ao vírus. “É bom saber como agir”, disse Jorge Barcellos.

Abaixo, as orientações que constam no material distribuído pela Prefeitura:

Para a rede hoteleira:

✔ Questionar cada hóspede se viajou para China, outros locais com casos confirmados e/ou se teve contato com secreções contaminadas ✔ Se a resposta for sim, realizar os seguintes passos:

✔ Os informativos para os hóspedes, entregues pela Vigilância, deverão ser reproduzidos e impressos, e entregues para cada hóspede já existente e cada novo hóspede

✔ Se existe paciente isolado em algum quarto, com suspeita de coronavírus:

✗ Entrar no quarto apenas se necessário

✗ O profissional da higienização deverá entrar munido de EPI: avental descartável, máscara N95, luvas de procedimento, óculos de proteção e sapato fechado

✗ As lixeiras do quarto desse cliente deverão ser de resíduos infectantes (saco branco) e, nesse caso, deverá ser contratado uma empresa para descarte desse lixo (empresas licenciadas no site da Fepam)

✗ Deverá ter uma lixeira na saída do quarto para descarte de EPI (saco branco)

✗ As roupas devem ser separadas para processamento em lavanderia específica para serviços de saúde. Devem ser armazenadas em sacos brancos

✗ A varrição do quarto deve ser com pano úmido. NÃO utilizar vassouras

✔ Orientar os funcionários a respeito de:

INFORMATIVO PARA HÓSPEDES

Como já circula em diversos meios de comunicação, um novo tipo de vírus, causador de sintomas respiratórios, está sendo motivo de preocupação na China e em diversos outros países. O coronavírus compõe uma grande família de vírus, conhecido desde a década de 1960. Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves. O Novo Coronavírus (2019-nCoV) foi identificado, pelas autoridades chinesas, em 07/01/2020, como o vírus causador de um tipo de pneumonia. O surto teve origem na cidade de Wuhan, na China. A transmissão é de pessoa pra pessoa, pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas.

O que entendemos por contato: estar a aproximadamente 2 metros ou dentro da sala ou área de atendimento por um período prolongado. Inclui morar, cuidar, visitar ou compartilhar.

Como reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus?

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