Central da Pessoa Idosa de Canoas atendeu mais de 5 mil idosos em um ano
Objetivo da Central é ser um elo entre os idosos e os serviços públicos do município
Canoas possui aproximadamente 44 mil idosos e, há um ano, eles contam com um serviço direcionado especificamente para atender às suas necessidades: a Central da Pessoa Idosa, inaugurada no dia 14 de fevereiro de 2019. Com o objetivo de ser um canal entre os idosos e os serviços públicos do município, a Central realizou 5.380 atendimentos nesse período.
Além de orientação sobre os direitos dos idosos, a Central ainda realiza averiguação de denúncias, como de abuso financeiro, abandono ou maus tratos; realiza a confecção de credencial especial de estacionamento; faz proposição de eventos para envelhecimento ativo e campanhas de conscientização; articula com outros equipamentos públicos de proteção aos idosos, como assistência social, albergue, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), entre outros. Por mês, em média, dois idosos se perdem e são direcionados de volta para a família pelos profissionais da Central.
Além disso, a equipe da Central da Pessoa Idosa é a responsável pela gestão do Gerações, programa inédito no país, que busca a reinserção de idosos no mercado de trabalho por meio de capacitações, promove a inclusão digital, a qualidade de vida e a geração de renda. O Programa está em sua terceira edição e as aulas iniciam no dia 31 de março, com uma turma formada por 60 idosos. Em 2019, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu o Prêmio Gestor Público pelo programa Gerações.
Para Busato, a Central coloca Canoas no patamar de um município que está fazendo algo de verdade em prol das pessoas idosas. “Desde o início da gestão, estamos valorizando as políticas públicas voltadas aos idosos, garantido os direitos desse público e ampliando ações que garantam um envelhecimento ativo”, destaca o prefeito.
José Silva Vargas, de 69 anos, esteve na Central para fazer o cartão de estacionamento e comenta sobre a importância do espaço: “é fundamental para nós, idosos, ter um local de referência assim, onde a gente sabe que é só chegar, que vai ser bem atendido e orientado. Além disso, a Central é muito bem localizada, o que facilita muito o acesso”.
A coordenadora da Central, Camila Ferreira, explica que a maior demanda é de orientação. “A Central é uma porta aberta para atender todos os idosos, após a escuta, encaminhamos as demandas e realizamos a orientação necessária. A nossa premissa é justamente essa de ser um elo entre a terceira idade e demais serviços do município”, ressalta.
Camila ainda afirma que, a partir da próxima semana, o local deverá realizar tutoria de smartphones para os idosos. “Identificamos que há uma grande demanda para aprender a usar o celular. Eles querem utilizar o Canoas GoBus, aplicativos de transporte e também as redes sociais”, comenta. A consultoria acontecerá durante duas horas na semana e os interessados devem marcar horário. A Central fica localizada no Centro da cidade, na rua Victor Barreto, 2970, junto ao prédio da Sonepar.
Confira alguns serviços da Central da Pessoa Idosa:
- Inscrições e informações do Programa Gerações;
- Confecção de credencial de estacionamento da pessoa idosa;
- Informações sobre as ILPI’s (Instituições de Longa Permanência do Idoso) do município;
- Acolhimento das demandas inerentes à terceira idade;
- Orientação sobre os direitos das pessoas idosas;
- Articulação do trabalho intersetorial para a longevidade;
- Promoção de eventos, palestras e formações para a terceira idade.