Para garantir as determinações do Decreto Municipal N° 9511, publicado na quinta-feira, 2 de abril, a força tarefa formada por fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Brigada Militar continua com atuação em São Leopoldo. O objetivo é conferir as situações do comércio e indústria, verificando se os estabelecimentos obedecem as normativas da determinação, que proíbe a atuação de atividades reconhecidas como não essenciais até o dia 15 de abril, como uma das formas de garantir o isolamento social da população e evitar a disseminação do coronavírus (covid-19).
A equipe formada por 31 fiscais, atua sob demandas de denúncias feitas pela população, através da ouvidoria da Prefeitura e estão distribuídos pelos principais corredores comerciais do município, entre bairros e a área central.
Seguem proibidas a realização de festas, bailes, shows ou qualquer evento semelhante, bem como o funcionamento de casas noturnas, bares noturnos, pubs, boates, motéis, academias de ginástica, centro de treinamentos, cinemas, clubes sociais, museus, teatros, bibliotecas, independente da aglomeração de pessoas.
O funcionamento de shopping centers, galerias e centros comerciais mantém-se a proibição, com exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, restaurantes e locais de alimentação destes espaços, bem como de as áreas de circulação e acessos.
Bares, restaurantes e lanchonetes somente é permitido o funcionamento através tele entrega e busca no estabelecimento.