Prefeitura de Caxias auxiliou em mais de 50 mudanças em 2020
Outras 36 ainda aguardam atendimento
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (SMH) já realizou 53 mudanças, por meio do serviço de Auxilio Mudança, desde o início deste ano. O pico do atendimento foi no mês de abril, com 24, seguido por fevereiro com 17, janeiro com sete e março com cinco. Para o mês de maio, cerca de 36 solicitações aguardam para serem atendidas.
O Auxilio Mudança é um benefício previsto na Lei Municipal Nº 7.968 de 22 de agosto de 2015, e prevê transporte de móveis e utensílios de uso doméstico, sendo vedada a utilização para transporte de pessoas, materiais de construção, animais, plantas, veículo automotor, máquinas industriais e equipamentos.
Caso haja pedágios no trajeto de deslocamento, fica a família encarregada do pagamento. É dela, também, a responsabilidade de carregar e descarregar o caminhão da mudança, este, sempre é dividido pela metade podendo, assim, realizar duas mudanças na mesma viagem. “Procuramos sempre colocar locais próximos para realizar as mudanças, assim conseguimos otimizar o uso do caminhão”, explica o titular da Habitação, Giovani Fontana.
O secretario ainda afirma que a maioria das demandas de mudança que chegam é para a fronteira do Estado com os países vizinhos. O serviço contempla apenas destinos dentro do território gaúcho. Fontana explica que antes da pandemia do coronavírus eram realizadas reuniões mensais com as famílias que vinham a ser contempladas com o benefício. Hoje, esse contato é feito exclusivamente por telefone.
Para fazer uso do benefício, as pessoas devem entrar em contato com a secretaria pelo telefone (54) 3218-6119. O serviço é concebido apenas uma vez por família e de forma gratuita.