A academia de luta Alex Tchaka Brazilian Jiu-Jitsu, localizada na rua Independência, no centro de São Leopoldo, foi fechada pela força-tarefa da prefeitura na tarde desta segunda-feira (25), no primeiro dia de funcionamento após a liberação para os estabelecimentos do setor.
Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) e agentes da Guarda Civil Municipal flagraram o local sem ventilação adequada, aglomeração de clientes e bebedouros em funcionamento, confrontando as determinações do decreto Municipal Nº 9.570/20. A ação também constatou que o estabelecimento não possuía Alvará Sanitário de Funcionamento e Alvará de Localização e Funcionamento.
A academia foi notificada e multada, e permanecerá com suas atividades suspensas por tempo indeterminado. Conforme o decreto, academias de ginásticas devem operar com o limite de 25% da lotação máxima prevista no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), ficando suspensas as aulas coletivas, com exceção do atendimento realizado a coabitantes – pessoas que residem na mesma moradia ou trabalham no mesmo local -, por ambiente.
As equipes da Força-Tarefa seguem atuando para garantir o cumprimento de todas as medidas estabelecidas no decreto de calamidade pública emitido pelo prefeito Ary Vanazzi.