Santo Ângelo: equívoco em dados sobre casos de Covid-19 reforça pedido por reavaliação de bandeira
A mobilização liderada pelo prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa desde a noite de sábado (13), quando foram apresentadas as novas classificações do Distanciamento Controlado pelo Governo do Estado, redundou na comprovação de um equívoco referente ao número de internações de pessoas com Covid-19 apontado para a região das Missões.
Nas videoconferências realizadas no domingo (14), esses números foram levantados e apontou-se uma discrepância em relação aos dados informados pelo Governo do Estado para alterar a classificação da região de bandeira laranja para vermelha. Ainda no domingo, os prefeitos missioneiros decidiram reivindicar uma reavaliação do Estado e até que isso seja feito manter os critérios da bandeira laranja.
Na manhã desta segunda-feira (15), uma videoconferência foi realizada com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Além de Jacques, participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro; o deputado estadual Eduardo Loureiro; presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Mico Gonzatto e os prefeitos de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e de São Borja, Eduardo Bonotto.
Na reunião com a secretária Arita e membros da equipe técnica do Estado ficou comprovado o equívoco que alterou a classificação regional. Na semana encerrada dia 6 de junho, foram confirmados quatro casos positivos de Covid-19.
Entretanto, outros cinco casos do mesmo período foram colocados na planilha da semana seguinte, quando a região deveria computar apenas dez casos. Ou seja, em vez de passar de quatro para nove casos na semana encerrada no dia 6 de junho, o Estado computou a passagem de quatro para 15 casos na semana de 6 a 13 de junho, quando seria dez, e isso fez com que a velocidade de propagação do vírus tivesse um aumento de 275%.
VIDEOCONFERÊNCIA COM O GOVERNADOR
Diante da confirmação do equívoco, ficou decidido que, por articulação do deputado estadual Eduardo Loureiro, será realizada ainda nesta segunda-feira (15), ainda sem horário definido, uma videoconferência com o governador Eduardo Leite, quando as lideranças das Missões buscarão a reversão do quadro e a volta para a bandeira laranja.
Participarão da reunião virtual com o governador, o prefeito Jacques Barbosa; deputado estadual Eduardo Loureiro; presidente da AMM, Mico Gonzatto e os prefeitos Sidney Brondani, de São Luiz Gonzaga, e Eduardo Bonotto, de São Borja.