Covid-19: Santa Maria notifica oito estabelecimentos por quebrarem regras
Entre os espaços, estão restaurantes, lancherias e distribuidoras de bebidas
Em nova ação entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta (17), a Prefeitura de Santa Maria notificou mais oito estabelecimentos que foram flagrados descumprindo regras de combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde o último final de semana, quando as medidas adotadas pelo Executivo Municipal se tornaram mais rígidas, 22 estabelecimentos já foram notificados.
De acordo com a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, as notificações ocorreram por aglomeração de pessoas e descumprimento do horário de funcionamento. Entre os espaços notificados, estão distribuidoras de bebidas, restaurantes e lancherias. As ações ocorreram entre 19h30min de terça e 0h30min desta quarta.
Ações como essa ocorrem constantemente desde o início da pandemia. A força-tarefa é formada pela Guarda Municipal, Superintendência de Fiscalização e Vigilância em Saúde.
Cuidados redobrados
Apesar da reclassificação do Governo do Estado, de bandeira vermelha para laranja, o Executivo Municipal enfatiza a necessidade de a população respeitar as medidas em vigor, pois elas buscam a sua própria segurança. Na noite de terça-feira, novo Decreto Executivo foi emitido pela Prefeitura de Santa Maria. Confira clicando aqui.
Assim, cabe aos cidadãos e demais entidades o dever de colaboração por meio do cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança e pela saúde pública, na pronta satisfação de solicitações que, justificadamente, sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas previstas, bem como do oferecimento de denúncias de situações que não estejam de acordo com as orientações de segurança sanitária vigentes em relação às medidas de controle da pandemia.
Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias. Para informações sobre questões relacionadas à pandemia, é necessário acessar a área dedicada ao assunto aqui.