Rio Grande do Sul

Santo Ângelo adota Toque de Recolher e outras medidas rígidas contra Covid-19

Santo Ângelo tem passado por intensas fiscalizações e diversas medidas adotadas para combater ao novo coronavírus (Covid-19) desde o mês de março deste ano.
Entretanto, em virtude do descumprimento de muitas medidas decretadas pelo Estado e pelo Município por uma parcela da comunidade, com o aumento das aglomerações, desrespeito ao distanciamento e ao isolamento social, aliado ao elevado número de denúncias junto ao Plantão Covid-19, o prefeito Jacques Barbosa determinou mais rigor nas ações para conter o avanço do contágio, durante reunião do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), realizada na tarde desta terça-feira (16), no Centro Municipal de Cultura.

De acordo com o prefeito Jacques, as medidas incluem severidade na fiscalização e ampliação das ações de prevenção e de combate à Covid-19.
As medidas de maior restrição serão inclusas ao novo decreto municipal que deve ser publicado nesta quarta-feira (17), que incluem o “Toque de Recolher”, das 23 horas às cinco horas do dia seguinte, e foi uma das ações sugeridas na reunião pela Brigada Militar e pelo Exército Brasileiro. “É um período em que as pessoas deverão se conscientizar e permanecer em suas residências, com o deslocamento somente em extrema necessidade, casos de saúde, e no percurso para o trabalho”, afirmou

FECHAMENTO DE PRAÇAS E ESPAÇOS PÚBLICOS
Outra medida do novo decreto está relacionada ao fechamento das praças e de espaços públicos, que incluem o Parque de Exposições Siegfried Ritter, além de quadras esportivas encontradas em áreas do município. “Muitas pessoas desconsideraram a doença em um total relaxamento social e parecem que voltaram à normalidade, descumprindo as orientações quanto ao isolamento e aos protocolos de segurança. Vamos tornar estas medidas mais severas, pois é uma total falta de consciência e empatia para com o outro em plena luta contra o coronavírus. Medidas fortes estão sendo tomadas em relação à segurança da comunidade. O Comitê tem trabalhado intensamente. Porém, não adianta alguns cobrar fiscalização, as quais ocorreram diuturnamente, se outra parte parece ignorar este vírus que atingiu o mundo todo”, disse Jacques.

ARRASTÃO DA FISCALIZAÇÃO
A Vigilância Sanitária de Santo Ângelo vai contar com o reforço de pessoal, com auxiliares fiscais, que intensificarão as ações no comércio, em diferentes turnos.
A ação rigorosa inicia já na tarde desta quarta-feira (17), multando os estabelecimentos que não estiverem de acordo com o cumprimento do decreto municipal. “É um período de adaptação que temos que enfrentar juntos, eis que a pandemia é uma guerra e todos nós somos os soldados, não é o momento para discórdias e sim empatia com os demais moradores de Santo Ângelo. Estamos na bandeira laranja dentro do modelo de distanciamento controlado do governo estadual, e o nosso foco é reduzir à bandeira amarela e isso só será possível com a participação de todos. Não é o momento para festas, visitas, prática de esportes, reunião de pessoas em domicílios, o momento é de sacrifício para todos”, conclamou o prefeito.

BARREIRAS SANITÁRIAS
As 45 edições das barreiras sanitárias realizadas em Santo Ângelo, nas vias de acesso, na estação rodoviária e no perímetro urbano, tem agradado a comunidade, e terão suas ações redobradas no decorrer da semana, sempre com a participação do Exército Brasileiro, Defesa Civil e Brigada Militar. “O modelo vem sido adotado por diversas cidades gaúchas. Vamos fortalecer as barreiras e ampliar para diversos pontos da cidade”, explicou.

IGREJAS
Um dos pontos com o maior número de denúncias por parte da comunidade, as igrejas continuam com a realização de cultos e missas em virtude do decreto estadual que permite a capacidade de lotação em 25% de acordo com o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), distanciamento social de dois metros, uso de máscaras e higienização. Em relação às igrejas, a fiscalização será redobrada e as mesmas poderão ser fechadas, temporariamente, ao descumprir tais medidas.

COMISSÃO DE SAÚDE
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, representada pelos vereadores Felipe Terra Grass, Vinícius Damião Makvitz e Rodrigo Trevisan, passou a integrar o Comitê Coronavírus nesta terça-feira, apresentando uma série de sugestões para colaborar com as ações que estão sendo desenvolvidas.
O Comitê também contou com a participação do presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Heck, e do pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o santo-angelense Pitágoras Bindé.

Botão Voltar ao topo