A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) rememora sobre o começo das obras de calçamento com paralelepípedos na cidade. As informações foram compiladas a partir de documentos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A primeira via de Caxias do Sul a ter recebido pavimentação com paralelepípedos foi a Rua Júlio de Castilhos, na quadra defronte à Praça Dante Alighieri, entre as ruas Doutor Montaury e Marquês do Herval. A obra foi custeada pelo poder municipal sem a contratação de empréstimos, uma vez que a comunidade doou valores para a concretização da empreitada. A conclusão da reforma aconteceu na gestão do ex-prefeito Dante Marcucci, em 1936. A rua foi inaugurada em fevereiro de 1937, para as festividades da Festa Nacional da Uva daquele ano.
Documentos da época revelam que o ex-prefeito Dante Marcucci desejava completar mais 6 mil m² de calçamento com paralelepípedos na Rua Júlio de Castilhos, em maio de 1937. Cópia de um edital apontava o modo como deveriam ocorrer as obras: “O assentamento dos paralelepípedos obedecerá o critério adotado na primeira quadra: concluído o assentamento e batimento a martelo de calceteiro será feita a compressão final com socos de madeira de lei”.
Após concluídas as obras de pavimentação com paralelepípedos e arborização da então Rua Júlio de Castilhos, a Administração Municipal concedeu o status de Avenida à via, em 23 de março de 1939. Em outubro do mesmo ano, havia sido aberta concorrência pública para obras de sistematização dos leitos de vias que iriam receber pavimentação com paralelepípedos. O documento cita três quadras da Rua Coronel Flores, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Doutor Augusto Pestana, defronte à Estação Férrea de Caxias do Sul, como as próximas que receberiam os paralelepípedos, na década de 1940.
A modernização de ruas da área central da cidade pela pavimentação com paralelepípedos foi motivada por desejo da Administração Municipal em melhorar o saneamento público e a circulação de veículos.
As fotos são do Arquivo Histórico (0202/ Rua Coronel Flores antes da pavimentação e 0501/Avenida Júlio de Castilhos já pavimentada)