Macaco prego é resgatado no bairro Feitoria, em São Leopoldo

Guarda Municipal foi acionada e teve êxito na captura do primata

A equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo resgatou neste sábado, 20 de junho, um macaco prego no bairro Feitoria. Segundo relato de moradores o animal estava desgarrado na região do loteamento Madezatti, onde foi deixada uma armadilha na residência da pessoa que havia avistado o macaco. A Central de Operações da GCM recebeu um chamado informando que o primata havia aparecido em outro local. Ao chegar no endereço informado foi possível capturar o animal com o uso de uma segunda armadilha e uma rede.

O macaco foi levado até o Canil Municipal para ser avaliado pela equipe veterinária da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). Como apresentava características de ser domesticado, o animal foi encaminhado ao Zoológico de Canoas, pois é impossível sua reinserção ao habitat natural.

Zoo Canoas

O Zoológico Municipal de Canoas existe desde 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. A instituição atua de maneira a dar suporte aos órgãos ambientais envolvidos com fauna e a comunidade do município de Canoas. Adequações e novos recintos foram criados para dar condições de manutenção e tratamento dos animais encaminhados ao zoo.

Capacitação

Oito agentes do GDA participaram de uma capacitação promovida em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul sobre captura e manejo de animais silvestres. O foco da instrução envolveu a lida com serpentes, onde os participantes conheceram instrumentos e técnicas necessárias para a contenção dos bichos.

Sair da versão mobile