A comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva e o Conselho Consultivo da Festa decidiram, por unanimidade, pela transferência do evento para fevereiro de 2022. A data será determinada até a Festa das Colheitas, que será realizada de 5 a 28 de março de 2021, de sexta a domingo, quando também ocorrerá o evento de escolha da Rainha e Princesas, definido para o dia 27 de março de 2021. Os anúncios foram feitos no final da tarde de quarta-feira (24).
Até a tarde de ontem, a Festa da Uva estava agendada para acontecer entre os dias 12 e 28 de fevereiro do ano que vem. Porém, os efeitos da pandemia do Coronavírus, o distanciamento social e as incertezas quanto à retomada da economia motivaram a transferência. A presidente Sandra Mioranzza Randon, ressaltou que o atual cenário impossibilita o evento de escolha da rainha e princesa e outros que antecedem a Festa da Uva.
“Vivemos um momento em que a emoção está à flor da pele, e isso faz a gente repensar muitas coisas. Não tem como organizar um evento do porte da Festa da Uva diante do risco de enfraquecer a marca”, comentou. Segundo ela, o concurso será muito importante para, a partir daí iniciar um grande trabalho de divulgação. “No ano que vem a Festa faz 90 anos, e além da Festa das Colheitas, minieventos devem ser realizados em conjunto com poder público, entidades e toda a comunidade para comemorar a data”, destacou Sandra, que fez questão de agradecer aos representantes do Conselho. “Sairemos dessa pandemia fortalecidos e trabalharemos juntos para dar o destaque que a nossa Festa merece”, finalizou.
A Festa das Colheitas ocorreu em apenas um dos três finais de semana previstos. O evento foi suspenso dia 16 de março, atendendo a um Decreto da prefeitura de Caxias do Sul com um conjunto de medidas em razão da pandemia, mas teve uma grande aceitação na comunidade.
Formado por nomes do poder público e de entidades, representados pelo Prefeito Municipal, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, pelo Reitor da UCS, pelo Presidente e Vice-Presidente da CIC, pelo Presidente da CDL, pelo Presidente do SIMECS, pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul e pelo Presidente do Sindicato Rural, esse Conselho contribui com a experiência interdisciplinar na elaboração das estratégias, na definição de ações que impactam nos resultados por meio de reuniões ordinárias. Hoje, o presidente do Conselho Consultivo é o empresário Ivanir Gasparin, também presidente da CIC Caxias.