O Start, projeto integrante do Pacto Pelotas Pela Paz, precisou interromper suas atividades com o início da pandemia. Após cerca de três meses, os trabalhos deverão retornar, em formato virtual, respeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus.
Com participação de alunos da rede municipal de ensino, o Start tem objetivo de trabalhar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento da desinibição, a atitude empreendedora, a preparação para o mercado de trabalho e a busca por soluções inovadoras para atender às demandas das comunidades.
As aulas, antes totalmente presenciais, passarão a ser desenvolvidas online, em busca de alternativas que sejam acessíveis aos cerca de 100 jovens que se inscreveram para participar. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Carúccio, do Colégio Municipal Pelotense e egressos do módulo presencial do Start farão parte da primeira turma do Start Online.
Aulas por meio de podcasts, videoconferências e contato com os orientadores via redes sociais deverão ser os métodos empregados para garantir o distanciamento social, fazendo com que os participantes permaneçam em casa, exercendo uma atividade produtiva.
Desafio inovador
O foco do Start Online será a criação de um projeto de empresa startup fictícia, desenvolvido pelos alunos, que contribua de alguma forma no enfrentamento à pandemia do coronavírus. A solução de problemas pode se voltar para as áreas da saúde, assistência social, economia, entre outras. Parcerias com universidades, empresas locais e outras instituições, para desenvolvimento de palestras online e capacitação para o mercado de trabalho serão viabilizadas. O curso terá duração de dois meses, ainda em caráter experimental, por se tratar de uma nova dinâmica de ensino, imposta pela pandemia.