Caxias fiscaliza excesso de passageiros no Transporte Coletivo
Apenas três linhas registraram excesso de passageiros na sexta-feira
As equipes da Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da concessionária que administra o serviço. A SMTTM alerta que em virtude do município ter ingressado na bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo Estadual, adotou-se determinação de lotação máxima de 60% do total da capacidade dos veículos. O limite total compreende usuários sentados e passageiros em pé. Na sexta-feira (03/07), o município retornou para a bandeira vermelha. Caso ela se mantenha, o limite será de 50% a partir desta terça-feira (07/07).
Em razão de alterações nos procedimentos, a SMTTM explica que o limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus irá alterar de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Para citar um exemplo, o ônibus com prefixo n° 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. Como o limite permitido é de 60%, o veículo está autorizado a transportar no máximo 34 passageiros. Por outro lado, o ônibus nº 790 pode transportar 67 passageiros sentados e 90 usuários em pé. No total, são 157 usuários. Na nova determinação, ele terá lotação máxima com 94 passageiros.
Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os usuários que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos veículos. Os fiscais atuam em todo o sistema, ou seja, nas aproximadamente 85 linhas e nos pontos mais diversos. Essas ações ocorrem nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, com o objetivo de evitar o contágio por coronavírus em Caxias do Sul.
Na sexta-feira (03/07), os servidores da SMTTM fiscalizaram 25 linhas e encontraram excessos de passageiros em somente três destinações: L56 – Reolon e L85 – Nossa Senhora das Graças (excesso de 07 pessoas); e a L30 – Montes Claros (excesso de 06 pessoas). Em todos os ônibus abordados, os fiscais contabilizaram total de 5.648 passageiros. A taxa de excesso foi de 0,35% do total de pessoas trasportadas. No mês, o índice é de 0,5%, com mais de 19 mil passageiros contabilizados nos ônibus da concessionária fiscalizados em horários de pico.
O gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, explicou que o índice reduzido dos excessos de passageiros se deve ao trabalho intenso dos servidores envolvidos na força-tarefa contra a lotação excessiva dos ônibus da concessionária. “Os trabalhos de vistorias nos veículos têm obtido resultados expressivos, mas não estamos plenamente satisfeitos, já que ainda há registros de lotação acima do máximo permitido. É preciso elogiar que a concessionária tem atendido as orientações que temos feito nos últimos dias. Seguiremos trabalhando para que o Transporte Coletivo Urbano possa atender a população com as melhores condições neste momento de pandemia”, frisou Rech.
As fiscalizações nos ônibus permanecerão acontecendo por tempo indeterminado.
Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na sexta-feira:
- L02 – Salgado Filho / Ana Rech
- L05 – Século XX
- L14 – Desvio Rizzo
- L22 – Jardim da Lagoa
- L24 – Forqueta
- L26 – Bom Pastor
- L29 – Iracema
- L30 – Montes Claros
- L33 – Castelo
- L38 – Diamantino
- L39 – São Francisco
- L40 – Jardim das Hortênsias
- L44 – Cidade Nova
- L48 – Santa Tereza
- L52 – Parada Cristal
- L55 – Cidade Industrial
- L56 – Reolon
- L57 – Serrano
- L65 – Verona
- L67 – São Caetano
- L68 – Gauchinha
- L69 – Parque das Rosas
- L70 – Planalto / Rio Branco
- L77 – Caravaggio
- L85 – Nossa Senhora das Graças