Gastronomia

Cuca de doce de leite

Receita de Gilles Saraiva da Faculdade Senac Porto Alegre

Publicidade

Rendimento: 12 porções

Ingredientes:
Farofa:
5 colheres de sopa manteiga
¾ de xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de açúcar
1 colher de chá de canela

Em uma tigela, misture a manteiga gelada em cubos, farinha, açúcar e a canela. Com as pontas dos dedos vá quebrando os cubos de manteiga até obter uma textura esfarelada, como areia molhada. Reserve.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 ovos
5 colheres de manteiga
¾ de xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
¾ de xícara de doce de leite

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a uma temperatura de 180°C. Unte, com manteiga ou óleo, uma forma retangular. Polvilhe farinha até cobrir toda a superfície e retire o excesso. Em uma batedeira, coloque a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar, bata até obter uma farofa úmida. Quebre os ovos, separadamente, e vá adicionando um por vez, certificando-se que o último foi incorporado antes de adicionar o próximo. Bata por cerca de 2 minutos depois de adicionar todos os ovos, até obter um creme pálido.

Na velocidade mais baixa da batedeira, adicione a farinha de trigo, misturada com o fermento e o leite, de forma intercalada, em 3 etapas. Termine com a farinha de trigo, para deixar a massa mais homogênea. Bata só o suficiente para incorporar. Despeje a massa na assadeira untada. Com a ajuda de uma colher coloque porções de doce de leite espalhadas por toda a massa.
Para finalizar, cubra com a farofa. O ideal é deixar a farofa bem irregular, com pedaços maiores e outros mais esfarelados, assim ficará uma cobertura bem crocante. Asse por cerca de 40 minutos, até estar bem cozida no centro. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.