NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de São Leopoldo é interditada por grave surto de Covid-19

Prédio do Centro Administrativo fica fechado sem atendimento ao público

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, emitiu Nota Oficial na noite desta segunda-feira, 20 de julho, dando publicidade à medida que tomou em interditar o prédio da Prefeitura Municipal pelo prazo de sete dias.

A interdição se deu após testagem de funcionários do 4º andar do Centro Administrativo Municipal para detecção do novo coronavírus. Dos 89 servidores submetidos ao procedimento, 39 confirmaram a infecção para Covid-19. Estre os casos positivos estão funcionários da Saúde e da Tecnologia da Informação, setores que funcionam no mesmo andar do prédio.

Festa de aniversário

O número de infectados no local não surpreende, dado a um exemplo de comportamento imprudente de aglomeração e não uso de máscara facial evidenciado em foto e vídeo obtidos durante a realização de uma festa em comemoração ao aniversário de uma estagiária da Secretaria do Orçamento Participativo, ocorrido na terça-feira (14). Somente depois dos fatos virem a público que o prefeito Ary Vanazzi exonerou o titular da pasta, o secretário Adriano Maicá. Sete dos participantes da festa irão responder a processo administrativo.

Enquanto isso, São Leopoldo soma 1.879 casos positivos e 44 mortes por Covid-19.

Publicidade
Nota Oficial

Prefeito Vanazzi determina fechamento do Centro Administrativo para testagem de todos os servidores públicos que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Preservar a saúde de toda a população especialmente daqueles que atuam na linha de frente do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com essa determinação, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, afirmou no início da noite desta segunda-feira, 20, que o Centro Administrativo, que foi completamente higienizado neste final de semana, ficará fechado sem expediente interno por sete dias. A medida tem o objetivo de garantir a testagem dos demais servidores para a Covid-19. A ação faz parte da estratégia de garantir um calendário seguro de testagem de todos os servidores públicos que estão trabalhando de forma presencial. Será anunciado um calendário de testagem, tendo como prioridade servidores da rede municipal de Saúde, Assistência Social e Segurança. A partir da identificação do caso de surto entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no 4º andar do Centro Administrativo, o prédio foi totalmente sanitizado neste final de semana. Nesta segunda-feira, 89 trabalhadores foram testados para a Covid-19, no Centro de Testagem Municipal (CTM). Dentre os 73 trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, 33 deram positivos, sendo que cinco, já com anticorpos. Dos 16 servidores da Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Administração, localizados no mesmo andar, seis deles deram positivos para o novo coronavírus, e um já com anticorpos. Segundo o prefeito Ary Vanazzi, esta medida é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores que estão cotidianamente na linha de frente do combate ao coronavírus, no acompanhamento, na testagem, na vacinação, na fiscalização e todos demais serviços essenciais. “Mesmo com todos os EPIs os trabalhadores acabaram se infectando, então vamos estabelecer esse calendário para voltarem a trabalhar depois com segurança, a forma de contágio do vírus e o avanço está muito grave e precisamos ter um controle mais específico para dar tranquilidade para os servidores que estão dedicando a sua vida pela vida da nossa população”, afirmou Vanazzi.

Secretário da Saúde alega que sempre foram fornecidos EPIs

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Brasil Charão, todas as medidas estão sendo tomadas para proteger a população e em especial os trabalhadores da linha de frente. “Desde o início sempre fornecemos os EPÌs, hoje realizamos a testagem de todos os trabalhadores do andar e identificamos mais 39 casos positivos entre os colegas da Saúde e da Tecnologia da Informação, todos já afastados, com sintomas leves e serão monitorados assim como seus contatos pelo Centro de Monitoramento de Isolamento domiciliar (CMID), da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o secretário. A partir da terça-feira, será apresentado um calendário de testagem dos demais trabalhadores, segundo Charão.

Botão Voltar ao topo