São Borja inicia formação online de professores municipais
Iniciam hoje (20) as ações práticas de mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) com o campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Desta vez, será desenvolvido o Programa de Formação de Professores Online, destinado especialmente aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A iniciativa dá sequência ao trabalho permanente da secretaria, que garante capacitações continuadas a seus educadores.
Para evitar aglomerações todas as atividades serão online, oferecidas pela Unipampa em sete sessões, cada uma de três horas de duração. Temas variados e relevantes na qualificação do ensino serão ministrados, de 20 de agosto a 08 de outubro, sempre às quintas-feiras.
Também é finalidade proporcionar conhecimentos e experiências metolodológicas para aplicação em sala de aula, de forma lúdica e numa visão de ensino humanizado. As abordagens ainda enfocarão a nova Base Nacional Comum Curricular em todas as suas esferas de abrangência.
Temas da formação
Na abertura da programação, estará em destaque a ‘Educação patrimonial e obrigatoriedade do ensino fronteiriço’ com o professor doutor Muriel Pinto e Jader Sila. No dia 27, o tema será ‘Educação Ambiental’, a com professora doutora Carmem Nogueira.
Em 3 de setembro a abordagem será sobre ‘Ética e processos educativos’, com o professor doutor Lauren Nunes. Já em 10 de setembro a discussão envolverá ‘Educação para a cidadania’, com coordenação do professor doutor Domingos Sávio e a mestranda Daniele Kölher.
Para 17 de setembro o tema estabelecido será ‘Educação Ético-racial’, com o professor Edson Paniágua e acadêmicos. No dia 24 ‘Ensino no cotidiano e contos jornalísticos’ será o tema com abordagem dos professores doutores Miro Bacin e Adriana Duval.
O cronograma segue em 1º de outubro, tendo como enfoque central ‘Literatura e leitura dirigida’, com o professor doutor Marcelo Rocha. E no dia 08 o tema será ‘Relações públicas na educação’, com o professor doutor Valmor Rodhen encerrando a formação.