Negócios

Francisco Turra transmite presidência da ABPA para Ricardo Santin

Durante a solenidade, foram apresentados os avanços liderados nos últimos anos e as perspectivas para o setor de proteína animal

Em cerimônia virtual na manhã desta quarta-feira (19), Francisco Turra passou oficialmente a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para Ricardo Santin, que era o diretor-executivo da entidade. Durante a solenidade – que contou com a presença de associados, líderes políticos e representantes do agronegócio nacional e internacional –, foram resgatadas as conquistas da associação durante a última gestão e projetados os próximos anos.

Além do fortalecimento e abertura de novos mercados para os setores de aves e suínos, Francisco Turra destacou o forte aumento da receita com exportações entre 2008 e 2020: alta de 246% para avicultura, alcançando um valor previsto de R$ 30,9 bilhões este ano, e de 436% para a suinocultura, com receita que pode chegar à casa dos R$ 11,7 bilhões em 2020.

Os números impressionam em um ano de pandemia: mesmo com a crise econômica mundial, a previsão da ABPA é otimista. “Fim da crise, 22 mil postos de trabalho novos e investimentos novos previstos. Se nós tivermos os benefícios da desoneração, quero que as autoridades entendam: nosso setor vai voar. Ano que vem é o ano para gente voar. Somos um país que não se entregou”, contou Turra.

Futuro

Durante o discurso, Ricardo Santin agradeceu os ensinamentos. “Um sentimento de gratidão e alegria por ter partilhado essa história com o presidente Turra. Como vimos, foram 12 anos de aprendizado com um mestre. O que posso agradecer é por ter acreditado em mim e ter dado a oportunidade de ter trabalhado na consolidação de grandes setores representados na ABPA”, disse ele.

Ricardo Santin falou sobre o desafio de lidar com “um novo consumidor pós-pandemia, muito mais preocupado com a qualidade dos alimentos”. E destacou uma necessidade em ascensão: “Garantir um consumo consciente e consistente, sem as más influências dos mitos e das fake news”.

Reconhecimentos

Durante a cerimônia, Turra – que integrará o Conselho Consultivo da ABPA, auxiliando nas estratégias pós-Covid-19 – foi homenageado por diversas autoridades. A ministra da Agricultura, Terezinha Cristina, ressaltou a integridade e as conquistas lideradas pelo ex-presidente da ABPA. “Poucas pessoas conseguem deixar um legado. E você, pode ter certeza, deixou um legado de êxito para as proteínas do Brasil”, enalteceu.

O governador Eduardo Leite enviou um vídeo parabenizando Turra pela trajetória e parceria com o Rio Grande do Sul. “Quero agradecer ao presidente pela convivência harmoniosa e produtiva que tivemos ao longo deste um ano e meio da nossa gestão. E aproveito para desejar êxito a outro gaúcho que assume a associação: Ricardo Santin, também de Marau. Aqui no Rio Grande do Sul, estaremos sempre abertos ao diálogo”, frisou.

 

Botão Voltar ao topo