No dia 1º de outubro, começam em Cachoeirinha os Programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF). Os agentes visitadores dos programas receberão uma capacitação de 60 horas e, duas semanas depois, iniciam efetivamente as visitas às residências das famílias. Em junho deste ano, a Prefeitura assinou um termo de colaboração com a Fundação La Salle para a contratação e capacitação dos profissionais, e a execução dos programas.
Serão atendidas 500 crianças, de zero a seis anos, de famílias integrantes do CadÚnico. Os programas alcançarão as regiões dos cinco CRAS do município: Wilkens, Colinas, Anair, Herbert e Betânia. A meta dos programas é acompanhar o desenvolvimento integral dessas 500 crianças.
O Primeira Infância Melhor é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando ao fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. O PIM tem como eixos de sustentação a comunidade, a família e a intersetorialidade, portanto, abrange as áreas de saúde, assistência social e educação. É um programa do Governo Estadual, executado pelas Prefeituras.
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. O PCF também acontece através de visitas domiciliares, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância. É um programa do Governo Federal, do Ministério da Cidadania.