Pelotas volta o foco da força-tarefa para a segurança pública
Mesmo retornando às atividades de origem, força-tarefa não perde atenção à prevenção da Covid-19
Com o Município há um mês e meio em risco médio para o novo coronavírus, com enquadramento em bandeira laranja, pela avaliação de distanciamento controlado do Governo do Estado, as Operações Integradas de segurança vão retornando às atividades de origem, mas sem desviar a atenção das normas de prevenção à contaminação. Os comboios formados pela Brigada Militar, Secretaria de Segurança Pública (Guarda Municipal), Polícia Civil, Corpo e Bombeiros e Secretaria de Transporte e Trânsito atuaram na sexta-feira (2), no sábado (3), e no domingo (4), com o intuito de garantir o cumprimento da ordem e da lei.
Durante o período crítico da pandemia do coronavírus, as Operações Integradas envolveram-se diretamente com a saúde, realizando, inclusive, edições específicas de blitzes e patrulhamentos para orientar a população quanto às regras de prevenção, para dissipar aglomerações, advertir e multar pessoas pelo não uso de máscara, assim como estabelecimentos que não aderiram às regras impostas por decretos municipais.
Brigada Militar
O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Márcio André Facin, comenta que as Operações estão retornando ao foco inicial – segurança pública – devido à estabilidade da progressão da pandemia. “No entanto, não nos descuidamos de continuar com atenção especial à transmissão da Covid-19, e mantemos ações para dissipar aglomerações e intensificar a fiscalização em locais mais propícios. Transmitimos à sociedade a preocupação com a contaminação, orientamos e pedimos que, quem puder, fique em casa.”
Zelar pela manutenção da ordem pública, evitar a perturbação do sossego, de álcool ao volante, de furtos, roubos, porte de drogas e outros crimes são ações desenvolvidas pelas Operações Integradas.
Secretaria de Segurança Pública
O secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, também salienta que as Operações Integradas retomam, com presença mais ostensiva, ao combate à violência, sem abandonar o trabalho de apoio e atuação contra a propagação do coronavírus. “Durante longo período, as forças de segurança priorizaram a saúde, com ações estratégicas junto à população. Agora, estamos voltando à proposta inicial que deu origem à força-tarefa.”
Operações no final de semana
Das 19h de sexta-feira até 22h deste domingo as forças de segurança estiveram nas ruas em diversos bairros da cidade para coibir aglomerações e realizar patrulhamento. Diversas festas clandestinas foram encerradas pelas equipes, através de denúncias de aglomerações feitas pela população.
Além destas operações, houve fiscalização no entorno dos estádios Bento Freitas e Boca do Lobo para evitar concentração de torcedores antes e após partidas realizadas pelos respectivos times. As operações terão continuação na segunda, com ações de controle no centro comercial visando à segurança da população e o fluxo de pessoas.