Pelotas: atendimentos da Teleconsulta e Dra. Vida completam um mês
Iniciativa da Prefeitura, serviços médico e psicológico a distância chegam aos seis meses de operação em Pelotas
A Teleconsulta e a Dra. Vida chegam a mais um mês de funcionamento, oferecendo atendimentos médico e psicológico aos pelotenses durante a pandemia da Covid-19. As plataformas estão em operação desde o início de abril, como um meio alternativo que disponibiliza, à população, orientação referente aos sintomas gripais por meio da internet e do telefone.
Até esta quarta-feira (14), 2.516 pessoas utilizaram o serviço do Teleconsulta, que conta com 119 profissionais da saúde, totalizando 9.125 atendimentos. Além disso, foram solicitados os exame do tipo PCR de 319 pacientes, com o objetivo de verificar o contágio pelo coronavírus. Já o relatório mensal gerado pelo sistema da Dra. Vida mostra que, entre 13 de setembro e 13 de outubro, realizaram-se 2.826 atendimentos a 133 pessoas.
Atuação conjunta
Desde maio, os dois canais atuam juntos. Quando o robô virtual da Dra. Vida detecta que o paciente que está respondendo ao questionário tem alta possibilidade de estar infectado com o vírus, automaticamente é solicitado que ele informe um número de telefone. Por intermédio deste, os profissionais da Teleconsulta possam entrar em contato e prestar orientação.
As plataformas são indicadas àqueles com sintomas gripais leves: coriza acompanhada ou não de febre. A Teleconsulta está disponível nos sete dias da semana, através do telefone 0800 6485 319, das 8h às 18h, e é fruto de parceria entre a Prefeitura do município, incluindo a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel); as universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel); e a startup Indeorum.