Nesta segunda-feira (19), o mapa do modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul divulgado na sexta-feira (16) foi confirmado pelo Gabinete de Crise. Sem o recebimento de recursos, o mapa definitivo da 24ª rodada segue com três regiões com risco baixo, em cor amarela, e 18 regiões com risco médio, em bandeira laranja. As regiões Covid em bandeira amarela são Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. As bandeiras são válidas da 0h de terça-feira (20) até as 23h59 de segunda-feira (26).
Essa foi a terceira vez que o mapa preliminar não recebeu pedidos de reconsideração. As outras duas ocorreram na 21ª e na 22ª rodadas. A queda no número de solicitações se deve ao sistema de cogestão, além da redução nos indicadores do avanço da doença, que trouxe a predominância da bandeira laranja.
Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara.
REGIÕES EM BANDEIRA AMARELA (3)
Bagé
Cachoeira do Sul
Palmeira das Missões
REGIÕES EM BANDEIRA LARANJA (18)
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Guaíba
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Taquara
Uruguaiana