Pelotas se mantém em bandeira laranja, no Distanciamento Controlado do Governo do Estado, segundo avaliação preliminar divulgada nesta sexta-feira (23). Com esta avaliação, o Município permanece em risco médio para o novo coronavírus pela segunda semana consecutiva.
As medidas determinadas em decretos municipais continuam em vigor no Município. O mapa definitivo sairá na segunda-feira (26) e a bandeira final passará a valer de terça-feira (27) até 2 de novembro.
Pelotas registra mais três óbitos pela Covid-19
A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou, nesta sexta-feira (23), mais três óbitos pela Covid-19. Com esses casos, Pelotas passa a ter 151 mortes confirmadas, causadas pela doença.
São eles:
- Homem de 59 anos, óbito em domicílio;
- Homem de 66 anos internado em UTI do Hospital-Escola da UFPel desde 23 de setembro; e,
- Mulher de 87 anos internada na Enfermaria da Beneficência Portuguesa desde 25 de setembro.
Novos casos
A SMS ainda confirmou, nesta sexta-feira, mais 64 casos de coronavírus, referentes a 40 mulheres, com idades entre 12 e 87 anos, e a 24 homens, entre 8 e 80 anos.
Com esses casos, Pelotas contabiliza 5.148 pessoas infectadas pelo vírus da Covid-19. Dessas, 4.472 são consideradas recuperadas, 509 estão em isolamento, 16 internadas, além dos 151 óbitos confirmados.
A SMS aguarda o resultado de 303 exames que estão no Lacen/RS, no Laboratório do Hospital-Escola da UFPel e, também, em análise pelo programa Testar RS.
Hospitalizados
Até as 13h desta sexta-feira, 34 pacientes estavam internados em leitos exclusivos para a Covid-19 em unidades de saúde da cidade. Cinco são moradores de outras localidades. Do total, 14 ocupam vagas de UTI e 20 estão em Enfermaria.
Dos 29 hospitalizados residentes em Pelotas, 16 apresentaram resultado positivo para o coronavírus, sete são suspeitos e seis testaram negativo para a doença, mas ocupam leito Covid em razão de protocolo clínico. Desses casos, 10 encontram-se em UTI e 19 em Enfermaria.
Dos cinco pacientes residentes em outras cidades, quatro são positivos e um testou negativo para a doença, mas seguem ocupando leito Covid em razão de protocolo clínico. Desses casos, quatro encontram-se em UTI e um em Enfermaria.
Altas hospitalares
Desde março, quando realizadas as primeiras internações de pacientes confirmados ou suspeitos de infecção pelo vírus, foram contabilizadas 409 altas hospitalares.
As internações ocorreram nas unidades de saúde com leitos especializados para o tratamento da Covid-19: Hospital-Escola da UFPel, Beneficência Portuguesa e Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid).