NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul capacita produtores em boas práticas agrícolas

Curso voltado ao cultivo de frutas e hortaliças é etapa fundamental para agricultores que poderão comercializar produtos identificados com selo

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que será promovida nesta terça-feira (24/11) uma palestra de Apresentação e Sensibilização do Programa de Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças. A palestra, que será às 19h na sede do Sindicato Rural, é uma realização do Programa Juntos para Competir (Sebrae, Farsul e Senar), em parceria com a SMAPA e o Sindicato Rural. O público será formado por dez a quinze agricultores participantes do Programa Selo de Qualidade dos Produtos de Caxias, lançado em 2010 e desenvolvido em parceria com o Sebrae.

Programa Selo de Qualidade – Foto: Neiva Rech/PMCS

O Programa foi reestruturado em janeiro, quando a SMAPA entregou os certificados do Selo de Qualidade a vinte produtores de uva protegida. Nos meses seguintes, técnicos da pasta identificaram agricultores com perfil para avançar às próximas etapas. Em seguida, consultores do Sebrae passaram a trabalhar a identidade visual do selo por meio de pesquisas de referenciais gráficos. A criação está em andamento no Sebrae. “O Selo de Qualidade não é só uma etiqueta. Ele carrega a história da família que o produz, o dia-a-dia de trabalho do agricultor”, explica a gestora de Projetos Agronegócios do Sebrae, Angélica Brandalise.

Quatro critérios são avaliados para a conquista do Selo: socioambiental, tecnologia da produção, segurança alimentar e gestão da propriedade (qualificação dos produtores). Na semana passada, ocorreu mais uma reunião sobre o programa no Sindicato Rural (foto). Vários produtores rurais participaram com o objetivo de formar um grupo para a próxima etapa, que é justamente a capacitação em Boas Práticas.

O titular da SMAPA, Valmir Susin, avalia que o selo contribui para a valorização dos produtos agrícolas e expansão dos mercados. ”A Secretaria da Agricultura possui um corpo técnico altamente qualificado, que está trabalhando no fortalecimento de diversos projetos voltados à permanência dos jovens no meio rural, como este do Selo, e à capacitação dos agricultores, para que cada vez mais os produtos agrícolas agreguem valor e ofereçam a qualidade que o consumidor procura”, completa.

Botão Voltar ao topo