Esteio participa de pesquisa sobre ISTs, HIV e AIDS
Esteio é uma das 56 cidades gaúchas selecionadas para participar da Pesquisa de Conhecimentos Atitudes e Práticas (PCAP), cuja proposta é entender o que a população do Rio Grande do Sul conhece e como se comporta em relação a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e ao vírus HIV/AIDS.
Também chamada de Projeto Atitude, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES), com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O trabalho de campo teve início na última segunda-feira (30) pelos municípios de Pelotas e Capão do Leão. Em princípio, a Secretaria Estadual da Saúde informará ao longo do primeiro trimestre do próximo ano a previsão de execução da iniciativa em Esteio.
Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C. O principal objetivo do estudo é identificar fatores comportamentais e relativos aos conhecimentos que contribuem para a manutenção de altos índices de infecção pelo HIV e outras ISTs no Rio Grande de Sul. É a primeira vez que um estudo desse tipo ocorre no Estado, sendo que com testagem juntamente das entrevistas é a primeira vez no país.
A previsão de término é no final do primeiro semestre de 2021, com divulgação dos resultados no segundo semestre de 2021. Será uma pesquisa de base populacional, com amostra representativa de 56 municípios, onde serão entrevistadas cerca de 8,2 mil pessoas.