Assistência Social de Pelotas investe no acolhimento humanitário
Servidores que trabalham diretamente com o público são orientados para qualificar a relação com a população
Humanizar as relações, especialmente com quem mais precisa dos serviços sociais, é o objetivo da equipe da Secretaria de Assistência Social (SAS). Respeito e compreensão do momento vivido por cada usuário são as palavras chave para que os serviços oferecidos sejam qualificados permanentemente e já estão em vigor na Secretaria.
O secretário José Olavo Passos explica que o Núcleo de Educação Permanente (Nuep), voltado aos servidores, está sendo implementado, mas desde julho de 2020, quando assumiu a pasta, esta forma de se relacionar com a população está sendo discutida com os servidores, em pequenas reuniões, e já colocada em prática, em todos os serviços da Secretaria. Ele diz que nem sempre o contato com o público é fácil, mas que é imprescindível para que as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e possam sair, se não com o problema resolvido, com alguma alternativa.