Na noite desta sexta-feira (12) ocorreu a primeira Operação Integrada, ação entre a Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Bombeiros e Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Canoas. O objetivo é evitar aglomerações e assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 nos estabelecimentos comerciais. Mesmo Canoas registrando 22.226 casos e 598 óbitos devido ao coronavírus, muita gente insiste em se aglomerar.
Dos cinco locais que estavam previstos para serem vistoriados, apenas um estava aberto. Outro foi vistoriado devido a denúncia. Ao todo, foram abordadas 400 pessoas e 35 veículos; destes, cinco foram removidos, houve emissão de 22 multas de trânsito e duas carteiras de habilitação recolhidas. Um boletim de ocorrência foi registrado pela aglomeração no estabelecimento.
O diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, destaca que a fiscalização continuará neste final de semana, bem como na segunda (15) e na terça-feira (16), paralelamente à Operação Sossego. “Vamos seguir fazendo a fiscalização nos estabelecimentos comerciais através da Operação Integrada, juntamente com a Operação Sossego, que busca coibir aglomerações em espaços públicos e demais perturbações”, afirma.
Funcionamento dos estabelecimentos
Está proibida qualquer formação de blocos de carnaval nas ruas ou em espaços públicos. Os eventos com venda de bebida devem ter lotação máxima de 40% e os eventos sem venda de bebida, de 50%, ambos respeitando a distância de 2 metros entre os participantes.
Os restaurantes devem ter ocupação máxima de 50%, incluindo trabalhadores e clientes, com distanciamento de 2 metros entre as mesas. É permitido delivery, retirada e drive-thru.
Em relação aos salões de festas, estão permitidos os eventos com no máximo 70 pessoas e com quatro horas de duração, com distanciamento de 2 metros entre as mesas.
Denúncias de aglomeração
Denúncias de aglomerações podem ser feitas pelo WhatsApp 993014751, pelo número da Guarda Municipal 153, ou pelo 190 da Brigada Militar.