Caxias imuniza 6.483 idosos de 80 anos ou mais no sistema drive-thru
Neste sábado, sete Unidades Básicas de Saúde abriram para também atender a este público
Em cinco dias de drive-thru (8 a 12/2), 6.483 idosos de 80 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em Caxias do Sul. Os imunizantes foram aplicados em dois pontos da cidade (Rua Plácido de Castro e Pavilhões da Festa da Uva), em uma operação que envolveu centenas de servidores de diversos segmentos da Prefeitura e organizações públicas e privadas, bem como voluntários. A segunda maior cidade do estado inaugurou o drive-thru na segunda-feira (8/2), inicialmente para idosos de 90 ou mais, e ampliou as faixas etárias gradativamente. O trabalhou ocorreu sem intercorrências.
Conforme dados do Painel Covid da Prefeitura de Caxias do Sul, desde o início da pandemia, 259 idosos com 80 anos ou mais foram internados por complicações da covid-19 e 145 faleceram (56%). Os números atestam a necessidade de imunizar pessoas dessa faixa etária, como forma de diminuir o adoecimento, as internações e os óbitos. Para definir os grupos prioritários, Caxias do Sul segue orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Estamos muito felizes com o resultado obtido no drive-thru e esperançosos que o esperado avanço da vacinação possa enfim diminuir o número de vidas perdidas. Todos os envolvidos não pouparam esforços e trabalharam de forma competente, dedicada e altruísta, fazendo com que Caxias do Sul desse um belo exemplo nesse momento tão importante”, salienta a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A Secretaria Municipal da Saúde agradece a todos os envolvidos no drive-thru: toda a estrutura da Prefeitura, incluindo equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde, equipes dos Núcleos de Atenção em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde), Secretaria de Obras, Secretaria da Cultura, Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e todas as demais secretarias envolvidas; Samae; Guarda Municipal; Fiscalização de Trânsito; 5ª Coordenadoria Regional de Saúde; Curso Técnico em Enfermagem da Faculdade Fátima/ Hospital Virvi Ramos; grupo Caxias do Sul Contra a COVID19; Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica São Francisco – Sistema de Ensino Gaúcho (SEG); empresa Tecnisan; motoristas de aplicativos e de táxis; Festa da Uva; 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) – Exército Brasileiro e todos os demais que colaboraram de alguma forma.
Vacinação prossegue
Também nesta semana, o Município abriu o agendamento virtual para profissionais de saúde que exercem atividade direta e presencial e sem possibilidade de manter o distanciamento social. A definição dos profissionais desse grupo também levou em consideração o risco profissional do contato com o público (contato mais próximo com o paciente ou com amostras biológicas). Cerca de 2 mil profissionais agendaram horário e as doses serão aplicadas até dia 19/2 em Unidades Básicas de Saúde pré-definidas. Neste sábado, sete UBSs abriram para a imunização de pessoas de 80 anos ou mais, com a estimativa de imunizar cerca de 700 idosos.
Atualização dos números
Dados referentes até 12/02/2021
17.560 pessoas vacinadas, nos seguintes grupos:
1ª dose:
- 10.081 profissionais de saúde
- 827 pessoas residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)
- 65 pessoas com deficiência, acima de 18 anos, institucionalizadas
- 6.483 idosos com idade acima de 80 anos
- 104 pessoas acamadas acima de 60 anos
2ª dose
- 1.686 profissionais de saúde
- 306 pessoas residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)