A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira (12/04). A imunização é destinada ao grupo integrante da primeira etapa, formada por crianças (de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e trabalhadores de saúde. Essa fase inicial vai até 10 de maio. Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde.
Caxias do Sul inicia a vacinação com 16.360 doses, que correspondem a 29% do total estimado para a primeira etapa, que é de 56.422 pessoas. Por isso, neste primeiro momento, além das crianças, gestantes e puérperas, serão vacinados os profissionais de saúde de linha de frente, que receberão as doses em seus locais de trabalho – os demais serão contemplados à medida que o município receber mais vacinas e deverão aguardar divulgação de datas e locais.
A vacina contra a Influenza para crianças, gestantes e puérperas estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da São Vicente (apoio para casos suspeitos de covid-19) e das Unidades Básicas Vacinadoras Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. O horário para receber as doses será das 8h às 16h, sendo das 8h às 18h nas UBSs de horário estendido Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário.
Para crianças é necessário levar a carteira de vacinação; gestantes devem apresentar documento com foto e a carteira de gestante, bem como o Cartão SUS (opcional); puérperas devem apresentar documento com foto e Cartão SUS (opcional).
A segunda etapa será de 11 de maio a 8 de junho, quando devem ser vacinados pessoas com 60 anos ou mais e professores. Já a terceira será de 9 de junho a 9 de julho, quando serão imunizados pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.