EducaçãoNegóciosNotícias

CEO da Taurus e reitor da UCS recebem Jair Bolsonaro em Caxias do Sul

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, receberam nesta sexta-feira (09) o presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que acontece de 09 a 16 de julho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A abertura oficial do evento contou com a presença também do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, além de diversas outras autoridades, que conheceram os projetos que estão sendo feitos com grafeno, material à base de carbono que está revolucionando a indústria mundial, considerado um dos mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço e o mais fino que existe, entre outras propriedades.

Na ocasião, o CEO Global da Taurus entregou ao presidente Jair Bolsonaro um troféu com o protótipo da arma G3 utilizando grafeno em sua composição.

Salesio Nuhs, da Taurus, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno na UCS em Caxias do Sul, RS – Fotos: Divulgação /Taurus

Segundo Salesio Nuhs, a utilização do grafeno na produção de armas de fogo será uma revolução neste mercado e as pesquisas estão bastante avançadas, com testes já sendo realizados e apresentando bons resultados. “O desenvolvimento de aplicações de grafeno nas armas de fogo será um divisor, um fato muito relevante para o mercado mundial de armas curtas. O principal pilar estratégico da Taurus é a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Neste sentido, um dos grandes diferenciais é o nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia (CITE), que possibilita a empresa ter agilidade no desenvolvimento de produtos e tecnologia, sempre com foco nos desejos dos clientes e em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo. A aplicação do grafeno elevará ainda mais a qualidade e eficiência na fabricação dos nossos produtos”, afirma Nuhs, CEO Global da Taurus.

Publicidade

A empresa oficializou recentemente um convênio inédito com a Universidade de Caxias do Sul, para realizar pesquisa e desenvolvimento de armamentos com o material, através da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Taurus e os pesquisadores estão trabalhando em três cenários possíveis de aplicação do grafeno: nos revestimentos de peças utilizadas nas armas de fogo em substituição ao tratamento superficial, proporcionando menor desgaste, maior proteção contra corrosão e dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição); nos equipamentos que produzem as peças, com a tecnologia Metal Injection Molding utilizada na fábrica da Taurus, que proporcionará um desgaste menor nos moldes e utilização de máquinas menores, com redução de custos e de investimentos para a empresa; e na mistura do grafeno com o polímero que traz vantagens como a diminuição de peso, aumento da resistência mecânica e da resiliência do material (com maior flexibilidade e, consequentemente, menor deformação).

No evento, o presidente Jair Bolsonaro também foi presenteado com um capacete de grafeno fabricado pela Taurus, que será usado na “motociata” prevista para amanhã (10/07) no Rio Grande do Sul.

A 1ª Feira Brasileira do Grafeno é uma iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento acontece no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, na Universidade de Caxias do Sul, e a visitação para o público ocorre de 12 a 16 de julho, das 14h às 20h. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. Mais informações no site www.ucs.br/1-feira-brasileira-do-grafeno

Sobre a Taurus
A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa, com 81 anos de história e reputação sólida. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, emprega cerca de 3.400 pessoas no país e exporta para mais de 100 países. A companhia é a líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a quarta marca mais vendida e a mais importada no exigente mercado norte americano. A empresa já recebeu dezenas de prêmios em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, como o “Handgun of the Year”, considerado a premiação mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos. A Taurus possui um portfólio completo de produtos composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas, atendendo os mercados civil, militar e policial.

Botão Voltar ao topo