Passo Fundo abre o Prisma Espaço Geek

Atividade integrou a programação de aniversário dos 164 anos do Município

Um espaço inovador para fomentar a educação em Passo Fundo através de novas práticas pedagógicas e que transforma a tecnologia em aliada no processo de ensino-aprendizagem. O Prisma Espaço Geek, instalado junto ao Parque da Gare, foi entregue oficialmente nesta terça-feira(03), para a comunidade. A atividade, que integrou a programação oficial de aniversário dos 164 anos de Passo Fundo, foi prestigiada pelo prefeito, Pedro Almeida; o vice-prefeito, João Pedro Nunes; o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi; e pela curadora do Espaço, a professora doutora Tania M.K Rösing.

Tania,que idealizou o projeto do Prisma durante a gestão do prefeito Luciano Azevedo e hoje é curadora do espaço, foi homenageada durante o evento por diversas personalidades nacionais, que ressaltaram a importância da professora para a formação de novos leitores e o fomento à literatura em Passo Fundo e em todo o país. Ao agradecer o reconhecimento, Tania afirmou que projetos inovadores sempre são construídos coletivamente, e o Prisma Espaço Geek não é diferente. “Projeto construído por muitas mãos, o Prisma é um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa que busca mobilizar, na Capital Nacional da Literatura, as formas de leitura e autoria emergentes na contemporaneidade, do impresso ao digital”, comentou ela.

Para o prefeito, o Prisma Espaço Geek representa o fortalecimento das políticas educacionais que vêm sendo trabalhadas pela Secretaria de Educação e demonstram o compromisso da gestão com a construção de uma cidade que aposta na educação e na cultura como ferramentas de transformação social. Sobre o papel da Curadora do Espaço, Pedro disse que “a professora Tânia nos inspira a pensar diferente, a evoluir. Temos imensa gratidão por tudo o que ela fez e ainda fará por Passo Fundo. O mundo está em constante transformação e o Prisma vai romper barreiras, transformar e ajudar a ter pessoas cada vez mais criativas e capacitadas”, declarou.

A coordenadora do Prisma, professora Maria Augusta D’Arienzo, destacou a relação entre o Espaço e o projeto pedagógico implementado pelo secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. Ainda, a coordenadora apresentou as atividades que serão oferecidas à comunidade, como o Prisma Sandbox e o Aventura Matrix, por exemplo, em que as pessoas são estimuladas a interagirem com diversas ferramentas que auxiliam na aprendizagem individual e coletiva.

O horário de funcionamento do Prisma Espaço Geek é de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 12h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3581-3636.

Sair da versão mobile