Albergue Municipal de Taquara faz curso de panificação

Nesta segunda-feira (9), os integrantes do programa Ninguém na Rua, da Prefeitura de Taquara, tiveram a primeira aula do curso de panificação realizada no Albergue Municipal. A iniciativa busca fazer com que os envolvidos no projeto tenham acesso ao mercado de trabalho.

O curso tem duração de três dias, totalizando uma carga horária de 24 horas, e é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza, o público-alvo das aulas de panificação são pessoas em situação de rua que estão em tratamento contra o álcool e drogas. “A adesão foi automática no momento em que eles souberam do curso. Eles estão muito interessados em aprender uma nova profissão e a se ressocializar na comunidade”, explica.

A iniciativa partiu de uma demanda da Rede Cidadã Empreendedora (RCE-Taquara), formada por órgãos de governo, entidades de classes, clubes de serviços e Sistema S.

Para os três dias de aulas, os alunos irão aprender na prática sobre como fazer pães, além da aplicação teórica de temas como a importância de se ter uma higiene pessoal adequada para fazer a receita, a pesagem dos ingredientes e preparo da massa.

Ninguém na Rua

O programa Ninguém na Rua é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara. Nele, pessoas em situação de rua do Município são abrigadas no Albergue Municipal durante à noite, e ao longo do dia, são encaminhadas para a realização de oficinas ou tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O projeto é dividido em três fases. Na primeira, é feito o cadastro de identificação para cada realidade vivida. O segundo passo é fazer o vínculo desta pessoa com o serviço oferecido pelo Município. A terceira etapa é oportunizar a qualificação e ressocialização desta pessoa, para que retome a sua condição de cidadão e assim retornar para a sociedade.

Sair da versão mobile