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Pelotas: mais de 20 serviços do Sanep podem ser acionados pelo site

Emissão da 2ª via de faturas pendentes, cadastro na rota do caminhão-pipa, conserto de hidrômetro e troca do local de entrega da fatura estão entre os atendimentos disponíveis

Desde o início da pandemia, em 2020, o Sanep passou a investir, ainda mais, na modernização do atendimento ao público, beneficiando-se da tecnologia como aliada para superar as dificuldades impostas pelo distanciamento físico. Mesmo com a retomada do acolhimento presencial às demandas da população – a partir de agendamento prévio, a fim de evitar aglomeração –, todos os serviços podem ser solicitados de forma on-line, seja por e-mail, seja pelo site.

Entre os mais de 20 atendimentos disponíveis no portal sanep.com.br, que podem ser acionados sem sair de casa e de forma automática, estão a emissão da 2ª via de faturas pendentes – com data de vencimento atualizada para pagamento; impressão da conta atual; cadastro na rota do abastecimento por caminhão-pipa, para moradores da zona rural; solicitação de conserto e aferição do hidrômetro; envio da defesa do auto de infração; e devolução de importância, em casos de pagamento duplo.

Certidões também podem ser emitidas pelo site: tanto as narrativas, nas quais constam informações cadastrais e/ou financeiras de períodos específicos referentes ao imóvel, quanto as de área alagadiça e as que indicam a negativa de débitos. Ainda há um espaço aos prestadores de serviços, fornecedores e cooperativas conveniadas, destinado ao envio de nota fiscal e prestação de contas.

A modernização do atendimento continuará, com o acréscimo de novas ocorrências disponíveis no site, nos próximos meses, tendo como motivação o crescimento exponencial da procura pelos serviços nos meios digitais por parte da comunidade. Os números comprovam: mais de meio milhão de acessos foram registrados apenas no primeiro quadrimestre do ano – número dez vezes maior se comparado ao mesmo período de 2020.

Atendimento on-line também disponível

Além do site, que permite a requisição de serviços de forma automática, o Sanep responde aos demais atendimentos via e-mail: sanep.dac.atendimento@gmail.com (os documentos necessários para cada solicitação podem ser conferidos no site). A Central Telefônica do Sanep também é um meio de comunicação disponível à população. Pelo telefone (53) 3026-1144, os moradores podem tratar sobre questões de água, esgoto, coleta de lixo e conta de água, além de agendar atendimento presencial. Dúvidas e pedidos de mais informações podem, ainda, ser direcionadas para o WhatsApp: (53) 98417-0008.

Confira quais serviços podem ser solicitados de forma automática no site

  • Impressão da conta atual
  • Conta por e-mail
  • 2ª via de faturas pendentes
  • Abastecimento com caminhão pipa
  • Defesa de auto de infração
  • Instalação de novo hidrômetro em caso de furto
  • Vazamento no cavalete
  • Aferição do hidrômetro
  • Conserto do hidrômetro
  • Troca de local de entrega de conta
  • Mudança da data de vencimento
  • Troca de registro no cavalete
  • Baixa de tarifa
  • Devolução por compensação
  • Certidão narrativa
  • Certidão negativa de débitos
  • Certidão narrativa de um requerimento
  • Certidão de área alagadiça
  • Projeto hidrossanitário
  • Demonstrativo de imobiliárias
  • Requisição de Pequeno Valor (RPV)
  • Atendimento a prestadores de serviço, fornecedores e cooperativas
  • Agendamento presencial (imobiliárias e protocolo)
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