A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) recebeu nesta segunda-feira (23.08) a última carga de sementes de milho destinadas aos produtores rurais caxienses para o plantio da Safra 2021-2022, por meio do Programa Troca-troca de Sementes (parceria com o governo estadual). No total, as encomendas somam 450 sacas, que estão sendo distribuídas para os distritos. Em 2021, o programa beneficiou cerca de duzentos agricultores do Município com sementes de milho subsidiadas e de ótima qualidade.
Entre as variedades oferecidas estão sementes com tecnologia transgênica (SG 60V18 Pro2, SG 60V20 Pro2 e 22S18 Top2) e convencionais (20A35 e BM 207). Um dos maiores desafios dos técnicos da SMAPA foi a escolha de variedades tolerantes à praga da cigarrinha do milho. “Na última safra, muitos produtores da região tiveram prejuízos com a cigarrinha. Por isso, conforme as empresas beneficiadoras das sementes, todas as variedades oferecidas são tolerantes ou moderadamente tolerantes a esta praga”, explica o diretor de Fomento e Agroindústria da SMAPA, Rudinei Giacomelli.
Para orientar os agricultores, o departamento técnico da SMAPA elaborou um material informativo que estará à disposição nas subprefeituras para quem encomendou o milho. São folhetos e cartazes com informações sobre a fase de desenvolvimento da planta mais propícia ao combate da praga da cigarrinha. Giacomelli lembra que “tolerância não é resistência”, por isso serão necessárias medidas preventivas contra a praga. “Procurar orientação técnica é imprescindível antes de plantar a nova safra”, acrescenta.