Boca de lobo repleta de entulhos, em Caxias do Sul
Ao receber um chamado para uma limpeza de boca de lobo, no bairro Cinquentenário II, na Rua Pedro Segalla, fato ocorrido na terça-feira (24/08), os servidores do setor de Saneamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), foram surpreendidos pela quantidade de entulhos que havia depositado no sistema, entupindo a caixa coletora.
Segundo apurado pela equipe de trabalho, após horas de serviço empregadas na remoção, foi coletada quase meia tonelada de entulhos entre restos de vigas de construção, madeiras, paus, garrafas pet, pedaços de móveis, pedras, canos e outros detritos. Segundo observa um dos diretores de Saneamento da SMOSP, Marcos Lissandro Schimitt, essa quantidade de entulhos surpreende e faz refletir o quanto a população, também, tem um papel fundamental na conservação das bocas de lobo.
“O sistema não suporta tudo isso. Temos de zelar em sociedade. Quando o cidadão flagrar a ação de pessoas descartando resíduos que comprometam o funcionamento das bocas de lobo, denunciem ao Alô Caxias”, pede Schimitt. Ele também alerta que “muitos dos alagamentos que ocorrem na cidade por causa de bocas de lobo entupidas”.
Todos os dias a SMOSP recebe diversos chamados para vários tipos de serviços relacionados a águas invadindo residências. Em sua maioria, são casos que o sistema da boca de lobo falhou, em consequência, muitas vezes, por estar entupido devido ao descarte irregular de resíduos. O papel da boca de lobo é executar a coleta de águas nas vias, assim, evitando que invadam as residências ou fiquem depositadas sobre as vias. As caixas coletoras, acopladas por grelhas, são componentes integrantes da boca de lobo, e tem por finalidade a missão de realizar, além da conexão entre redes, o controle do fluxo de águas nas redes de drenagens.