Dmae inicia substituição de 15 mil hidrômetros em Porto Alegre
No mês de julho, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou a substituição dos hidrômetros em Porto Alegre. A meta é substituir 15 mil hidrômetros até dezembro. Com a intensificação das ações, 53% do objetivo já foi atingido e o Departamento avalia dobrar a meta. No último mês, foram realizadas 2.643 trocas preventivas e corretivas de equipamentos.
Feitas usualmente pelo Dmae para manter a idade média do parque de hidrômetros, as trocas de medidores são realizadas por equipes próprias e também por empresa terceirizada, e neste segundo semestre constituem um dos focos do programa de controle de perdas de água.
Todos os hidrômetros instalados na cidade estão cadastrados em sistema pelo Dmae, e o próprio sistema alerta quando cada equipamento atinge cinco anos, o que o torna elegível para substituição. Além da idade, o hidrômetro deve estar ligado a ramal sem dívidas e sem corte para tornar-se apto à troca preventiva.
O cronograma de substituições preventivas é estabelecido aproveitando-se as janelas de trabalho do calendário de leitura de hidrômetros, que ordena o serviço até no máximo quatro dias antes da previsão de leitura para a localidade. Esse serviço não gera custo ao cliente, a menos que o hidrômetro esteja danificado.
O Dmae esclarece à população que os profissionais, próprios ou terceirizados, possuem identificação do Departamento para a realização de seus serviços e cada cidadão pode confirmar a veracidade das informações ligando para o 156, opção 2, solicitando a confirmação da ordem de serviço expedida para o endereço correspondente.