OSPA resgata obra de Dinorá de Carvalho e sinfonia de Schumann

A apresentação deste sábado (13) da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) revive a obra de duas renomadas compositoras brasileiras e apresenta uma consagrada peça do romantismo alemão.

O espetáculo conta com a presença da pianista e professora da UFRGS Cristina Capparelli, que irá interpretar o solo de uma obra inédita para o grande público de Dinorá de Carvalho, compositora pioneira na música brasileira.

Sob regência do maestro Tobias Volkmann, o concerto também contempla uma composição intimista da renomada musicista Marisa Rezende, assim como uma sinfonia de Robert Schumann.

A apresentação será no sábado (13), às 17h, na Casa da OSPA e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

Considerada uma das grandes compositoras brasileiras na atualidade, Marisa Rezende tem dezenas de discos gravados e uma prolífica carreira como musicista, professora e pesquisadora. É pós-doutora pela Universidade de Keele, na Inglaterra, e premiada pela Academia Brasileira de Música com a Medalha Villa-Lobos. Em 2014, finalizou ”Fragmentos (para orquestra de câmara)”, que descreve como ”uma peça intimista, de cores suaves e contornos difusos, como um quadro impressionista poderia ser”.

Outro grande nome da música brasileira que ganha espaço no concerto é Dinorá de Carvalho (1895 – 1980). A compositora foi pioneira na música entre as brasileiras: fundou a Orquestra Feminina de São Paulo e foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música. A OSPA resgata ”Três Danças Brasileiras (para piano, cordas e percussão)”, que contará com solo da pianista e professora Cristina Capparelli.

O romantismo alemão dá o tom do desfecho da apresentação. O experiente maestro Tobias Volkmann prepara a execução da ”Terceira Sinfonia” de Schumann, uma peça ímpar do gênero no repertório do compositor.

23º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

DINORÁ & SCHUMANN

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Sair da versão mobile