As apenadas do Presídio Estadual Feminino de Lajeado irão expor seus trabalhos artesanais, pela primeira vez, na Casa de Cultura da cidade. A cerimônia de abertura da exposição “Artesanatos da Equipe Arte”, será nesta terça-feira (16), às 9h30. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 30 de novembro.
A Equipe Arte é composta por mulheres privadas de liberdade que buscam por meio da confecção de amigurumis, uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê ou tricô, trabalhar o emocional e as relações interpessoais durante o cumprimento de pena, servindo também como uma possibilidade de renda.
Conforme Rita Antochevis, diretora do presídio, a técnica de amigurumis começou a ser produzida no presídio por meio da troca de conhecimento entre as mulheres.
– A partir da divulgação das peças confeccionadas e parcerias com voluntários que acreditam no trabalho prisional, este trabalho ganhou uma grande visibilidade social, e esta visibilidade nos oportunizou este espaço de exposição na Casa de Cultura. É uma grande conquista para o trabalho prisional e motivo de orgulho pelo reconhecimento do esforço desta equipe, desmistificando rótulos sociais – disse Rita.