A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais influência na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa recente do Mercado Livre na América mostrou uma alta de 112% no número de compradores de produtos sustentáveis no país. O estudo, baseado em dados da plataforma de comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os brasileiros seguem uma tendência global. Levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF mostram que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.
O aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas oportunidades de mercado para as empresas. Um exemplo é a CartonCup, de Blumenau (SC), que nasceu no ano de 2007 produzindo copos e potes de papel sustentáveis, com foco em redes de fast-food, cafeterias, casas de sucos e restaurantes. E com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa.
Carolina Valle Schrubbe, fundadora da Quare Desenvolvimento, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e times, responsável pela consultoria na CartonCup explica que, através do mapeamento de perfis de comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, foi possível aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando os colaboradores.
“Conseguimos adaptar a comunicação para dar feedback, motivar a equipe e delegar tarefas, conforme o perfil de cada colaborador. No processo de desenvolvimento, foi utilizado o feedback 360º anônimo para avaliação do líder, o qual serviu como insumo para o aprimoramento do gestor durante nove meses. No decorrer desse período, o progresso do líder foi avaliado através do LGPR (Leadership Growth Progress Review) para que pudéssemos identificar a evolução da eficácia da liderança e o resultado foi visivelmente positivo”, comenta.
No aprimoramento, buscou-se autoconhecimento, mapeamento de perfis dos colaboradores, comunicação assertiva, aprimoramento no processo de delegação, melhoria contínua na construção e implementação de estratégias para resultado, implementação do Feedforward e aprimoramento do planejamento de vendas e plano de metas.
“Apesar do mercado adverso nos últimos dois anos o trabalho nos permitiu continuarmos em nossa rota de crescimento gerando mais valor para a empresa e para os nossos clientes. Nos posicionando entre os principais player do mercado de copos de papel nacional. Além do resultado econômico ainda tivemos o aprimoramento da cultura interna o que nos permitiu buscar certificações internacionais únicas no mercado nacional. Para o próximo ano estaremos focados no aprimoramento de nossa cultura interna”, destaca o diretor executivo da CartonCup, André Marin D´ Iglesias Y Vieira.