Economia de Caxias acumula alta de 6,9% de janeiro a outubro
Dados foram divulgados nesta quinta-feira (9) pela CIC e CDL
O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou queda de 1,6% em relação a setembro, mas alta de 13% em relação a outubro de 2020. O acumulado no ano está positivo em 6,9% enquanto nos últimos 12 meses o índice de crescimento chegou a 5%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2021 foram divulgados nesta quinta-feira (9) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Os serviços foram o setor responsável pelo pior desempenho do mês, com queda de 7,7% em outubro sobre setembro. A indústria apresentou leve alta de 0,5% sobre o mês anterior. O comércio, porém, teve desempenho positivo e cresceu 2,7% em outubro, provavelmente embalado pelas vendas do Dia das Crianças. No acumulado do ano, somente a indústria teve resultado positivo, com 23,5% de crescimento. Comércio e serviços, porém, registraram redução na atividade no acumulado de janeiro a outubro deste ano.
Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro houve ligeira alta, com 0,6% positivo, sendo abertos 920 empregos no município. No ano, o acumulado é positivo em 5,9%. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 153.859 vagas.
Já os indicadores do mercado externo apontam aumento de 6,9% nas exportações e 93,3% nas importações na comparação entre outubro de 2021 e outubro de 2020. O saldo da balança comercial caxiense no acumulado de 12 meses é negativo em menos -54%.
Acesse o Relatório completo clicando aqui