Escola de Verão: Canoas terá aulas de reforço durante as férias
A Secretaria de Educação de Canoas lançou o projeto “Escola de Verão” para os estudantes do 2º ao 6º ano terem aulas de reforço durante as férias escolares. Inicialmente, o projeto-piloto acontecerá em nove escolas e deve contemplar cerca de 1.080 alunos, que serão selecionados pelas próprias instituições.
Serão 15 dias de aulas intensivas para, além de dar continuidade ao Pacto pela Alfabetização, contribuir para a recuperação dos déficits de aprendizagem causados pela Covid-19, que afastou os estudantes do convívio escolar nos últimos dois anos. O projeto acontecerá de 3 a 18 de fevereiro.
O foco principal dos alunos selecionados para a Escola de Verão é o baixo rendimento escolar, defasagem de aprendizagem e lacunas que ficaram pendentes durante o processo de alfabetização. Serão três turmas por turno em cada escola.
Ao longo do período, a escola oferecerá alimentação, materiais pedagógicos e atividades lúdicas, intercaladas ao intensivo da alfabetização. Os professores receberam uma formação para ministrar as aulas focadas no projeto “Escola de Verão”.
A secretária da educação, Sônia da Rosa, reitera que o projeto vem a agregar para que os alunos recuperem a aprendizagem perdida. “Nesses últimos dois anos, foram muitos desafios enfrentados pelos estudantes, principalmente para os pequenos, que estão começando a alfabetização. Nessa retomada do ensino presencial, os professores puderam ver onde estão as principais necessidades de reforço dos alunos, então, a estratégia que pensamos foi, justamente, para que eles não sintam uma defasagem no ensino e que sejamos certeiros onde é preciso reforçar o ensino”, destacou.
Participarão do projeto-piloto as EMEFs Dr. Nelson Paim Terra, Coronel Pinto Bandeira, Santos Dumont, Rondônia, Paulo Freire, Carlos Drummond de Andrade, Thiago Wurth, Gonçalves Dias e Ceará.