Pratos exóticos, práticos e que harmonizam com cerveja gelada
Chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora ensinam receitas simples e refrescantes para saborear acompanhadas de uma lager, estilo mais consumido entre os brasileiros. A combinação perfeita para os dias quentes.
Que a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros, ninguém discute. Dentre seus tantos estilos, a lager predomina no consumo graças à sua leveza, principalmente no verão. E quando se pode aliar aquela vontade de apreciar uma gelada para amenizar o calor à preparação de pratos leves, práticos e, também, exóticos, encontra-se a combinação perfeita para curtir as férias, seja na praia, na piscina ou mesmo no conforto de casa.
Convidamos os chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora, parceiros da Cervejaria BELLAVISTA, para compartilhar dicas simples que prometem agradar aos mais diversos paladares e que harmonizam perfeitamente com a BELLAVISTA Premium Lager. “É um estilo de cerveja que se destaca pela leveza e amargor na medida certa, além de ser refrescante, harmonizando com pratos leves”, salienta o chef Carlos Kristensen.
Tamboril, tartar de banana e hollandaise de butiá
Por Chef Carlos Kristensen, sócio proprietário do Restaurante Hashi e Um Bar e Cozinha de Porto Alegre.
Esta receita traz como destaque o peixe Tamboril. “O tamboril é um dos peixes mais incríveis de sabor e textura. Parece lagosta e é pouco conhecido e utilizado por aqui”, diz Kristensen.
Outro toque especial para o prato é o butiá, fruta nativa do sul. Nesta receita o chef pegou como base o clássico molho hollandaise e incorporou o butiá no preparo. “Traz uma acidez muito bacana e um novo uso da fruta na cozinha. A hollandaise de butiá é uma criação própria fruto de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos na cozinha”, ensina.
Já o tartar de banana proporciona um olhar diferente do uso da fruta, com toques de azeite de oliva, gengibre, coco e coentro. Ao mesmo tempo que impressiona no sabor e preparo, é uma fruta absolutamente comum a todos. “Simples e delicioso como a comida tem que ser”, destaca.
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 1kg Tamboril – filé limpo
- Mini legumes (Cenoura, rabanete, beterraba)
Hollandaise de Butiá
- 200g de polpa de butiá
- 6 gemas
- 60ml de vinagre
- 30ml de água
- 150g de manteiga
- Tartar de Banana
- 4 Bananas
- 200g de coco fresco ralado
- 20g de gengibre picado
- 1 Limão
- 100ml de azeite de oliva
- 1/2 maço de coentro
- Sal
Modo de preparo
Tamboril
Tempere os filés de tamboril com sal e pimenta a gosto e grelhe com azeite de oliva ou manteiga em uma frigideira antiaderente até dourar. Reserve.
Tartar de banana
Corte a banana em cubos médios e tempere com azeite, limão e sal. Reserve. Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e adicione o gengibre picado. Refogue rapidamente. Adicione o coco fresco ralado e misture bem até ficar levemente dourado. Retire do fogo, deixe esfriar e misture com a banana. Finalize com folhas de coentro e azeite.
Hollandaise de Butiá
Em um recipiente refratário coloque as gemas, o vinagre e a água. Misture bem. Leve este refratário ao banho-maria, mexendo sempre. Adicione a manteiga líquida bem devagar, mexendo sem parar, até emulsionar bem e estabilizar. Adicione a polpa de butiá e misture bem devagar. Sirva imediatamente.
Mini legumes
- Lave bem e estão prontos para servir.
Montagem
Sirva o tartar de banana no prato e raspe a casca de limão sobre ele. Sirva o tamboril e regue o molho hollandaise sobre ele. Finalize com os mini legumes.
Tartar de peixinho bovino
Por Chef Rodrigo Bellora, idealizador do conceito “Cozinha de Natureza”, Rodrigo Bellora é proprietário dos restaurantes Valle Rustico (Garibaldi/RS), Guaraipo (Farroupilha/RS) e Tubuna – Cultura Gastronômica (Bento Gonçalves/RS). Também é ativista do Slow Food, sendo um dos fundadores da comunidade local.
Essa é uma receita fresca e para ser consumida na hora! Por ser prática e sem processos de cocção, é rápida e perfeita para curtir o verão. ”É importante cortar a carne na hora para ela se manter fresca. A picância do crem traz um sabor marcante, que a lager BELLAVISTA acompanha muito bem. Geralmente é servido como uma entrada e também pode ser feito para compartilhar em momentos entre amigos”, destaca Bellora.
Ingredientes:
- 500g de peixinho bovino;
- 150ml de suco de limão;
- 100g de batata crem (raiz forte bastante típica na região da Serra Gaúcha);
80g de queijo serrano curado; - 30g de mostarda de crem;
- Major gomes a gosto (uma plantinha linda e saborosa que nasce em qualquer pedaço de terra. Um belo exemplar de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) – matos que normalmente não comemos mas são deliciosos;
- 300g de nachos, torradinhas ou pão tostado (dica: servir com uma telha de milho crioulo nixtamalizado);
- Sal e Pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Limpe a carne removendo gordura e nervos, por isso é importante escolher um corte magro como é o caso do peixinho (é como se fosse um filé da dianteira, ótimo para vários preparos). Feito isso, corte a carne em cubinhos e tempere com sal, pimenta, suco de limão, mostarda de crem e o crem ralado. Reserve.
Monte esse preparo de carne temperada sobre as telhas de milho (ou nachos, torradinhas ou pão tostado) e finalize com a flor do major gomes (PANC), e o queijo serrado curado ralado na hora, por cima de tudo. Bom apetite!