Nova Petrópolis disponibiliza transporte para doadores de sangue

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis vai disponibilizar transporte para pessoas interessadas em doar sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul nos dias 5 e 19 de fevereiro. O Hemocentro Regional atende à demanda da rede pública e o sangue doado pelos grupos nas duas datas ficará à disposição do Hospital de Nova Petrópolis.

Os doadores devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3298.2650 para confirmar vaga. Quem desejar doar no dia 5 de fevereiro tem até o dia 3 para confirmar sua presença. Já as vagas para o dia 19 de fevereiro estarão disponíveis até o dia 17. Nos dois dias, a previsão é de saída às 7h30, em frente à Secretaria de Saúde.

Conforme a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, a doação é de estrema importância, visto que o estoque do Hemocentro Regional está baixo. Além disso, a aproximação do feriadão de Carnaval também preocupa. “Vale ressaltar que o sangue doado pelos moradores de Nova Petrópolis ficará à disposição do Hospital do Município”, completa a secretária adjunta.

Além de contribuir com os estoques, os doadores de sangue são beneficiados com uma série de exames, realizados antes e após a coleta.

A Secretaria de Saúde informa ainda que disponibiliza transporte quando grupos se organizam para doar sangue a munícipes que necessitam. Basta solicitar e agendar na secretaria.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

A doação requer alguns cuidados. Confira os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

O doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 18 e 69 anos;
Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado cópia do documento de identidade do responsável;
Pesar mais de 50 quilos;

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, colocação de tatuagem ou piercing.

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.

Sair da versão mobile