Novo Hamburgo chama novos professores aprovados em concurso público
A Secretaria de Educação (Smed) de Novo Hamburgo iniciou ontem (7) o chamamento de professores que passaram no concurso público do Edital 01/2019. Os concursados são chamados ao Centro Administrativo Leopoldo Petry de acordo com a classificação no edital, com os primeiros colocados tendo preferência pela escolha do local de trabalho.
Todos os selecionados vão atuar na educação básica e nos anos iniciais do ensino fundamental, no lugar de professores aposentados e exonerados. “Nós estávamos ansiosos para chamar, pois o concursado se fixa na rede de escolas por mais anos, ele entra e fica”, conta a coordenadora do Setor de Gestão de Pessoas, Sinara Hilgert da Rosa, responsável pelo processo. Ela explica também que a demora se deve por conta da Lei Federal N° 173, de 2020, que impedia chamar concursados para novos cargos.
A titular da Smed, Maristela Guasselli, justifica que é um cargo novo pois, em 2019, se juntou os concursos para educação infantil e ensino fundamental em um único só, diminuindo também a carga horária semanal de 40 para 20 horas. “Nós enfrentamos problemas para alocar os professores no passado, por isso fizemos um concurso novo, de professor para educação básica”, explica. A partir de fevereiro, os professores já devem iniciar o trabalho nas escolas. “Hoje é um dia de comemoração para a rede de ensino”, complementa a secretária.