O Liquida Porto Alegre 2022 inicia-se nesta sexta-feira, dia 18, em meio a um dos momentos mais significativos da retomada econômica da Capital, quando lojistas e consumidores mais precisam de estímulos para movimentar o ecossistema dos negócios.
Neste ano, mais de 4,6 mil estabelecimentos aderiram à promoção que estará espalhada por 85 bairros, com maior incidência no Centro Histórico (702 lojas), Passo D’Areia (302 lojas) e Floresta (244 lojas). Dentre as inscritas, 71% são lojas de rua, 19% localizam-se em shoppings e 10% estão em camelódromos. Ainda, mais de 70 estabelecimentos são totalmente digitais e quase 700 são novatos na liquidação, que ocorrerá até o dia 26.
Os segmentos são os mais variados, desde vestuário (740 lojas) a farmácias (470 lojas), passando por móveis e colchões (300 lojas), alimentação (285 lojas) e beleza (280 lojas), chegando até os nichos religiosos, a área de moradias compartilhadas — os colivings — e à venda de espaços físicos de armazenamento – os self storages. As grandes redes também marcam forte presença, como é o caso da Panvel Farmácias, a maior do setor, com mais de 115 lojas participantes, e das Farmácias São João, que incluiu na campanha 14 novas filiais desde a última edição do Liquida Porto Alegre. Já a mais antiga empresa participante é a Moda Casa, e a primeira a aderir em 2022 foi a Cia do Notebook.
Nesta edição do Liquida Porto Alegre, a CDL POA empenhou-se, de maneira ainda mais significativa, em instruir os lojistas a focar em ofertas que façam a diferença para o consumidor, aponta o presidente da Entidade, Irio Piva. “Iniciamos o Liquida Porto Alegre com o ambiente ideal: consumidores com expectativa para fazer suas compras e lojistas sabendo a importância de oferecer boas ofertas para gerar negócios. Nosso papel é criar esse ambiente e levar o consumidor até as lojas, impulsionando a economia local”, detalha o dirigente﹒Piva explica que o maior poder do Liquida está no consumidor, que decidirá quais são os estabelecimentos que melhor irão atender as suas necessidades: “As boas ofertas devem ser oportunidades únicas”.
O propósito do Liquida Porto Alegre 2022 está em constituir um marco para a retomada da economia do município. Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, alguns dados oficiais mostram o quão necessário é o processo de recuperação da geração de emprego e de renda. “O mercado de trabalho formal encolheu 1,2% entre março de 2020 e dezembro de 2021, o que significa 6.528 vagas a menos no período, conforme o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Por sua vez, a quantidade de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas na Capital hoje é praticamente a mesma de três anos atrás, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Portanto, cremos que o evento deve colaborar para a ativação das vendas em um mês que é tradicionalmente caracterizado por ser o de pior movimento ao longo do ano para o varejo”, analisa o economista. Segundo levantamento de dados do especialista, o cálculo da sazonalidade aponta que fevereiro é o mês de menor faturamento no setor, cuja queda em relação à média dos demais meses é de 16%.
Neste ano, o Liquida vem com uma nova marca, uma entrega massiva de material promocional para os lojistas e uma forte campanha de mídia, com participação em rádios, TVs, jornais impressos e digitais, além de mídia Out Of Home, e contando também com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre. Tudo concebido a fim de que o consumidor possa aproveitar ao máximo o ambiente de promoções. O coordenador da Campanha e vice-presidente da CDL POA, Carlos Frederico Schmaedecke, aposta em um Liquida para todas as classes sociais, que englobe amplas atividades. “A partir da diversidade de estabelecimentos cadastrados, imagino o consumidor aproveitando o Liquida Porto Alegre durante todo o seu dia a dia, como almoçar, ir a uma estética, comprar um presente, atualizar o guarda-roupas, e no lazer do fim do dia”, idealiza Schmaedecke. O dirigente reforça ser fundamental manter a qualidade no atendimento, na comunicação individualizada com o cliente e nas ofertas efetivas a serem oferecidas. “Esse é o fator de sucesso de uma liquidação”, enfatiza o vice-presidente.