A Prefeitura de Santa Maria voltou a ser convidada para discutir a integração entre as universidades e as demandas da comunidade. Na manhã desta quinta-feira (24), o vice-prefeito Rodrigo Decimo participou de uma reunião na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com representantes de outras instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu no gabinete do reitor, Luciano Schuch, no campus de Camobi.
Além de Decimo e Schuch, participaram da conversa o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Bulhões, a reitora da Universidade Franciscana (UFN), a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, e o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kirst. Eles discutiram formas de inovar na gestão e no ensino das universidades para aumentar a prestação de serviço para a população. Ao mesmo tempo, os gestores das instituições de ensino trataram de formas de reduzir custos da administração por meio de iniciativas de cooperação entre as universidades e o poder público.
“Fico feliz em poder presenciar essa reunião, que trouxe temas que interferem na sociedade. É importante que essa mobilização tenha continuidade. Imaginamos que, enquanto Prefeitura, possamos auxiliar nesse processo. Essas instituições podem contar com o nosso governo em projetos que se revertam em resultados positivos para a comunidade”, afirmou o vice-prefeito.
Luciano Schuch exemplificou uma das maneiras de realizar a integração e a otimização de gastos das universidades a partir do uso dos laboratórios.
“Temos que compartilhar os nossos laboratórios com outras universidades e com a sociedade. Além de produzir ciência, esses laboratórios precisam prestar um serviço para a sociedade”, comentou Schuch como uma das ideias que, eventualmente, poderão ser postas em prática.
De acordo com o reitor, os próximos passos serão identificar quem serão os profissionais responsáveis de cada instituição em desenvolver o sistema de cooperação. Além disso, o grupo irá verificar quais são as principais demandas da Região Central e estabelecer as prioridades a serem estudadas e solucionadas.
É a segunda semana consecutiva no qual a Prefeitura de Santa Maria participa de uma reunião com representantes de universidades para tratar de ações de ensino, pesquisa e extensão. Em 17 de fevereiro, um encontro no Santa Maria Tecnoparque tratou da criação de um programa interinstitucional proposto pelo Instituto Federal Farroupilha.