Pelotas divulga locais do Trailer da Vacina de 14 a 18/03
O itinerário do Trailer da Vacina para a próxima semana. Serão quatro bairros com atendimento entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18): Centro, Três Vendas, Porto e Laranjal.
O horário de funcionamento é sempre das 9h às 17h, com exceção entre 12h30 e 13h, quando o serviço é interrompido para almoço dos profissionais. São oferecidas vacinas que protegem contra a Covid-19 e outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional do público adulto.
Conforme estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira e a segunda dose da vacina contra o coronavírus serão aplicadas em quem tem 12 anos ou mais.
A terceira dose é apenas para pessoas com 18 anos ou mais. Vacinas que protegem contra a influenza (gripe), hepatite B, tríplice viral e dT (difteria e tétano) estarão à disposição somente para adultos.
No ato, as pessoas devem apresentar a Carteira de Vacinação, para que o profissional faça a avaliação da situação vacinal, e um documento de identificação.
Confira o cronograma atualizado
- Segunda-feira (14): rua Marechal Deodoro esquina rua Barão de Azevedo Machado, Centro (ao lado do Supermercado Nacional)
- Terça-feira (15): rua Abrilino Ferreira Cardoso, 2976, Sítio Floresta (próximo aos condomínios, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Sítio Floresta)
- Quarta-feira (16): praça Nova República (Perret), Balsa
- Quinta-feira (17): praça Aratiba, Balneário dos Prazeres (Barro Duro)
- Sexta-feira (18): Largo do Mercado Central, praça Sete de Julho, 179, Centro (esquina das ruas Andrade Neves e Lobo da Costa)
Documentação necessária para vacinação contra Covid-19
Para 1ª e 2ª dose
- Comprovante de residência;
- Documento de identidade;
- Cartão SUS ou CPF; e
- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda) ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS.
Para 3ª dose
Pessoas com 18 anos ou mais
- Documento de identidade;
- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS.
Imunossuprimidos
- Documento de identidade;
- Carteira de Vacinação ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS;
- Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura (https://www.pelotas.com.br/coronavirus#information, no menu vacinação > documentos).
Informações da SMS
A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Continua a orientação às pessoas com sintomas gripais para não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.